Prefeitura de Venda Nova do Imigrante suspende transporte público gratuito
Publicado em 15/01/2017 às 09:40
A população da Venda Nova do Imigrante se viu surpreendida com a suspensão do transporte público gratuito. O serviço, que foi cancelado desde o início do ano, contava como dois ônibus que transportavam moradores à vários bairros da cidade.
Procurada pela reportagem do Montanhas Capixabas, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o serviço de transporte coletivo urbano começou a funcionar em caráter experimental de forma gratuita no ano de 2014, e foi suspenso no fim da última gestão, sem que os resultados do experimento fossem apresentados à nova administração, que sequer teve conhecimento do número de usuários diários do sistema.
A assessoria ainda afirma que a nova gestão decidiu manter a suspensão até que seja possível avaliar o real impacto do transporte urbano na vida dos moradores, e que isso aconteceu também por uma questão técnica. A administração alega que o único veículo disponível para a prestação do serviço teve problemas no motor e não pode mais circular. Uma vez que não há outros ônibus que possam fazer a substituição, a atual gestão optou por manter a suspensão e realizar o estudo sobre demanda e custos do transporte.
Tarifa
A assessoria da Prefeitura de Venda Nova ressalta que “após realizar um estudo e verificando-se a existência de fluxo de usuários contínuos, há a previsão de que as linhas supridas pelo transporte coletivo urbano sejam licitadas para que os usuários tenham o serviço, que deverá ser de qualidade, prestado por empresa privada a um preço justo, além de ampliar as linhas ofertadas”.
A nota finaliza informando que a administração lamenta o transtorno causado a quem utilizava o serviço, mas lembra que, “neste momento de crise, a cautela nas ações da gestão é fundamental para que possamos atravessar os momentos difíceis sem prejudicar áreas essenciais, como saúde e educação”.