Prefeitura de Marechal Floriano é premiada em evento de sustentabilidade
Publicado em 06/07/2024 às 06:00
Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação
A Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Floriano recebeu uma premiação do Governo Estadual pelo atingimento de metas no Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental (Proesam). O reconhecimento ocorreu durante o evento Sustentabilidade Brasil, realizado no Pavilhão de Carapina, na Serra, na última semana. A secretária foi contemplada com uma moto zero km e equipamentos ambientais.
A moto será utilizada para intensificar as ações de fiscalização e agilizar os processos de licenciamento ambiental, fortalecendo as atividades do órgão municipal. Além disso, o município recebeu caixas de transporte para animais de estimação, como parte das iniciativas voltadas para a causa animal, alinhadas às metas do Programa. Também foram distribuídos contentores de resíduos sólidos para facilitar a coleta seletiva.
O evento também contou com a presença do governador Renato Casagrande, que destacou a importância de iniciativas ambientais e da ESG. Na ocasião, foi anunciado um pacote de entregas do Governo do Estado na área ambiental em alusão ao mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente. “Este evento é para podermos tratar esses temas e ter uma coletividade das ações para conseguirmos ter um planeta mais sustentável”, disse Casagrande.
O Proesam é uma política que visa apoiar a municipalização do licenciamento ambiental e fortalecer as secretarias municipais, promovendo melhorias locais que beneficiam cidadãos, empreendedores e o meio ambiente. O programa foi implementado ao longo de 20 meses, divididos em dois períodos de 10 meses cada, subsidiando ações essenciais da Secretaria de Meio Ambiente para o cumprimento das normativas ambientais vigentes.
A secretária de Meio Ambiente, Lorena Feitosa, destacou que o Proesam foi fundamental para fortalecer a estrutura da secretaria, especialmente na valorização do pessoal técnico. Ela enfatizou que os incentivos recebidos facilitaram a implementação das responsabilidades anteriormente estaduais, agora municipalizadas.
“O programa também foi fundamental para a execução eficiente da legislação ambiental e para o cumprimento das metas em recursos hídricos, florestais e outros temas transversais que estamos gerenciando na Secretaria”, destacou.