Prefeitura de Domingos Martins revê planejamento e retorna com os latões de lixo nas ruas

Publicado em 27/08/2018 às 11:28

Compartilhe

Um ano após a retirada dos latões de lixo das ruas de Domingos Martins, a Prefeitura voltou atrás de sua decisão e reinseriu os recipientes nas vias da cidade. O motivo do retorno dos latões, segundo a Prefeitura, foi devido à reavaliação de toda a situação.

Em julho de 2017, a reportagem do jornal O Noticiário publicou uma matéria falando sobre a retirada dos latões, com a Prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, explicando que a medida visava “acabar com os pontos viciados de lixo, evitando o acúmulo de sujeira e mau cheiro nas vias e calçadas durante todo o dia”.

Já no último mês de janeiro, em entrevista ao jornal O Noticiário, o secretário de Obras de Domingos Martins, Leonardo Huver, chegou a falar sobre o planejamento do município para 2018 com relação à coleta de lixo, o horário de depósito dos resíduos (das 16h30 às 18 horas) orientado pela Prefeitura e sobre a aquisição dos containers.

“Vamos continuar atacando essa questão dos horários, mas também já estamos iniciando um novo passo, que é a colocação de containers de lixo específico, seco e orgânico, em locais pré-definidos, nos bairros, para que as pessoas que não tiveram como depositar o lixo no horário estipulado possam passar nesses containers e deixar seu lixo”, disse o secretário, na ocasião.

Mas, passados mais de seis meses, o que só se viu de concreto foi o retorno dos latões de lixo em algumas ruas da cidade. Procurada pela reportagem para comentar sobre a situação, a Prefeitura de Domingos Martins, por meio de sua assessoria de imprensa, emitiu uma nota.

“A Prefeitura de Domingos Martins esclarece que reavaliou a disposição dos ‘latões’ de lixo em pontos estratégicos da cidade para melhor acondicionamento do lixo até a passagem do caminhão para recolhimento. Inicialmente estava prevista a aquisição de 20 pares de contentores (com capacidade para até 400 quilos) para acondicionamento de resíduos sólidos e recicláveis em pontos estratégicos e em pontos viciados”, informou o comunicado.

A nota ainda é finalizada com a assessoria relatando que uma nova análise da situação foi feita. “Em melhor análise, a Prefeitura identificou que, para utilização plena dos contentores pretendidos na época, será necessária a adaptação dos veículos coletores, tendo em vista que o peso e volumes dos contentores não permitem a coleta manual. Portanto, foram inicialmente adquiridos alguns contentores menores (360 e 240 litros) e distribuídos em pontos estratégicos por toda a cidade”, disse a assessoria.

Moradores aprovam o retorno dos latões de lixo

Prefeitura de Domingos Martins revê planejamento e retorna com os latões de lixo nas ruas 2Enquanto a Prefeitura bate cabeça e revê seu planejamento, a população aprova o retorno dos latões de lixo nas ruas da cidade. É o caso do morador da localidade de Santa Isabel, Pedro Amâncio, que disse já esperar o retorno dos latões, muito por conta de como se deu a retirada dos mesmos.

“Essa questão de voltar ou não voltar já estava escrito, porque retiraram os latões de uma forma brusca, com a Prefeitura dizendo que houve aviso, mas eu como morador de Santa Isabel não recebi nada e outros moradores também podem confirmar isso. Além do aviso ruim, teve o acúmulo do lixo, que se espalhou pela cidade de uma forma indevida. Isso só aumentou os problemas, deu mais trabalho para os garis e a situação obrigou a Prefeitura a rever seu planejamento”, declarou Pedro.

Ele também dá sugestões para amenizar os problemas no recolhimento do lixo. “Minha ideia é de colocarem latões de melhor qualidade, tendo uma armazenagem com tampa, o que amenizaria um pouco o problema. Um caminhão coletor também seria o ideal, preparar os garis, conscientizar os moradores a descartar melhor e incentivar um projeto antigo que vem morrendo, que é a coleta seletiva, que vai para Paraju. Também deveria se criar outros centros de reciclagem, oferecendo vagas de emprego e promover uma cultura de reciclagem, mas isso não acontece. É muito mais fácil retirar os latões de lixo e deixar a cidade na sujeira e falar que está tudo bem”, relata Pedro.

Já a moradora da Sede do município, Arliana Degen, conta que a medida beneficiou quem trabalha até mais tarde e não consegue depositar seu lixo residencial no horário orientado pela Prefeitura. “A minha rua está ótima com o retorno dos latões, porque o lixo ficava espalhado. As pessoas que trabalham o dia todo não conseguem colocar o lixo no horário em que a Prefeitura pede, principalmente eu que chego entre 18 e 19 horas em casa”, disse Arliana.

Também morador da Sede do município, Jorge Ferreira Silva, conta que a medida deixou o ambiente mais limpo. “Eu achei ótimo esse retorno, porque no período em que não tínhamos os latões, algumas pessoas colocavam o lixo fora do horário e os cachorros faziam a maior zona. Hoje, com o latão, esse problema está sendo evitado, mas é preciso mais latões”, considera Jorge.

Atélia Luísa Huber Sales, moradora do Centro da cidade, também se mostra a favor dos latões e da volta dos recipientes para cada tipo de lixo. “Pra mim, é melhor com o latão, fica mais limpo e as pessoas botam o lixo neles. Precisamos de mais latões aqui na região e também da conscientização das pessoas na hora de jogar o lixo fora. Os recipientes para cada tipo de lixo também são importantes para reciclagem”, sugere Atélia.

Já o morador Augusto Bermudes aponta que o retorno dos latões e a conscientização dos moradores são muito importantes. “Eu vejo que os latões são o ideal, com os moradores sendo conscientizados sobre o horário de depósito dos lixos. Muitas pessoas colocam seus lixos pela manhã e sem os latões dava muitos mosquitos. Essa ideia de coleta seletiva também é importante”, finaliza Augusto.

Veja também

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses