Prefeitura de Domingos Martins destrói pista de ciclismo e atletas se revoltam

Publicado em 30/01/2019 às 13:39

Compartilhe

Menos de dois meses após o município de Domingos Martins conquistar o título de Capital Estadual de Mountain Bike, a Prefeitura do município, ao invés de incentivar a prática esportiva, destruiu parte de uma pista de Pump, e interditou a Rock Garden da pista de Cross-Country Olímpico (XCO). A ação da Prefeitura criou revolta entre os praticantes do ciclismo na cidade.

Prefeitura de Domingos Martins destrói pista de ciclismo e atletas se revoltam 2Por meio da Lei Estadual Nº 10.960, publicada no Diário Oficial do Espírito Santo, no último mês de dezembro, o título estadual reconhece o município como referência estadual na prática esportiva. Entre os fatores que levaram a conquista do título estão os diversos campeonatos estaduais e nacionais que o município sediou, além do número de praticantes da atividade, entre eles, atletas campeões estaduais.

A pista que a Prefeitura destruiu no início da semana, foi construída por voluntários do grupo Mountain Bike Clube Cidade do Verde (MTBCCV), além de outros parceiros, como a construtora Steinge. Na pista do XCO, que foi interditada totalmente, foi realizada uma etapa de uma competição nacional, no ano de 2017. Para a construção da pista, o especialista Valmor Hausmann, de Santa Catarina, veio ao município para dar orientações ao grupo.

De acordo com integrantes do MTBCCV, a administração municipal cedeu o local para a construção da pista, e apoiou as competições realizadas na cidade. Atletas disseram que acharam estranho o local ser destruído sem que ninguém tenha sido comunicado sobre a interdição.

Prefeitura de Domingos Martins destrói pista de ciclismo e atletas se revoltam 4

Um dos atletas que ficou triste ao ver as pistas sendo interditadas é o bancário Fábio Koehler Nascimento. Segundo ele, no local os praticantes faziam seus treinos e as crianças brincavam com suas bicicletas. “É triste ver um município com tanto potencial esportivo, em especial o Montain Bike, ser tratado com demérito pela Prefeitura, mas faço uma ressalva para o secretário Ademiro Detman e sua equipe, que sempre nos apoiou em todos os eventos e iniciativas”, destacou Fábio.

Já o tetra campeão capixaba de XCO, Luiz Felipe Huber, achou um descaso do poder público municipal a destruição do único local de treino na cidade. Luiz Felipe, que mora na sede de Domingos Martins, já venceu diversas outras competições. Ele é tricampeão capixaba de Maratona sub 23, também foi três vezes o campeão do Ranking Capixaba MTB, duas vezes campeão da Maratona Itabiker, três vezes campeão do Polenta Off Road (Nível Nacional), além de ter conquistado, por duas vezes, a 5ª colocação no Iron Biker Brasil (Prova de nível internacional) e a 3ª colocação na Elite Masculina no X Terra Brasil (Nível nacional).

Prefeitura de Domingos Martins destrói pista de ciclismo e atletas se revoltam1“É difícil ver a pista que já sediou um campeonato Brasileiro de XCO e outras tantas competições sendo destruída injustamente. Uso o local para meus treinamentos e é usado como diversão das crianças com suas bicicletas. Infelizmente é triste de ver o descaso da Prefeitura com este patrimônio que nós construímos. Conseguimos o título de Capital Estadual do Mountain Bike pelas provas e eventos ciclísticos que já sediamos no município, agora ver essa situação acontecendo é lamentável para aqueles usufruem do espaço”, destacou.

Outro atleta que ficou revoltado é Marcos Murilo Espindula, praticante de mountain bike e downhill. “É uma grande vergonha terem destruído uma pista de treino que ajudava tanto quem quer evoluir no esporte e também quem quer iniciar. Era uma área próxima ao centro da cidade onde várias crianças podiam também se divertir. Foi gasto tempo e dinheiro para poder mantê-la em boas condições, e em menos de meia hora chegam com um trator e destruíram tudo, é lamentável ver isto. Eu usava essa pista para treinos no meu dia a dia”, lamenta o jovem.

Prefeitura diz que interdição será de pelo menos um ano

Prefeitura de Domingos Martins destrói pista de ciclismo e atletas se revoltam4Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Prefeitura de Domingos Martins informou que: “as intercorrências em parte da pista de Pump, e a interdição da Rock Garden da pista XCO, localizadas na área da antiga LBA, estão ocorrendo em função das obras de construção do Centro Público de Convivência de Domingos Martins”.

Ainda de acordo com a nota, a obra é custeada com recursos federais que totalizam R$ 350 mil. “A previsão é a de que seja concluída até o final deste ano. Assim que a obra for concluída, a Prefeitura irá restabelecer as pistas para a utilização pelos ciclistas”.

Segundo a assessoria, o Centro Público de Convivência de Domingos Martins compreenderá um espaço multifuncional “que atenderá a diversos públicos, desde o infantil até a terceira idade, tornando-se mais um equipamento de atendimento a toda a população martinense. A Prefeitura pede a compreensão daqueles que utilizam o espaço, reforçando que as intercorrências são temporárias”, finaliza a nota.

Veja também

coabriel

Programa Conilon Eficiente transforma a gestão de 160 propriedades e impulsiona resultados

vinícula

Vinícola gaúcha prepara programação especial durante a colheita da uva

pesquisa de preço

Pesquisa de preços de materiais escolares realizada pelo Procon-ES aponta diferença superior a 400% entre lojas

comercio exterior

Comércio exterior capixaba movimenta 24,58 bilhões de dólares em 2024

café conilon Foto Julio Huber

Cafés conilon e robusta ganham publicação da Embrapa sobre manejo integrado de pragas e doenças

nelore

Circuito Nelore de Qualidade 2024 avaliou mais de 38 mil animais no Brasil, Bolívia e Paraguai

Imagem do WhatsApp de 2025-01-10 à(s) 17.09.41_a061dd89

Defesa Civil emite alerta de novas chuvas nas montanhas capixabas para o fim de semana

478

Fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado morto no rio Sena