Prefeitura de Domingos Martins cria parceria com a UFES para transformar o ensino de ciências nas escolas
Publicado em 29/12/2024 às 10:46
Texto: Bruno Caetano / Fotos: PMDM
Uma parceria inovadora entre a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Secretaria de Educação de Domingos Martins está promovendo mudanças significativas no ensino de Ciências nas escolas do município. Durante uma reunião realizada entre gestores da Educação de Domingos Martins e representantes da UFES, foram avaliados os resultados de uma oficina realizada ao longo de 2024, que impactou 18 professores da rede pública e quase 4 mil estudantes.
O projeto, que começou em março deste ano, teve como foco a experimentação e a interdisciplinaridade no ensino de Ciências. A iniciativa surgiu após o sucesso de uma feira de ciências realizada em 2023, no distrito de Melgaço, e ganhou força com encontros interativos, tanto nas escolas do município quanto nos laboratórios da UFES.
Nas oficinas, os professores da rede municipal foram estimulados a despertar a curiosidade científica nos alunos. “Queremos tornar o ensino de Ciências mais robusto, para os estudantes desenvolverem um pensamento científico que os prepare para desafios futuros”, explicou Gabriel Luchini, professor do Departamento de Física da UFES.
Além disso, o projeto abordou temas importantes como inclusão escolar e questões étnico-raciais, alinhando-se às demandas contemporâneas da sociedade. “Promover uma educação mais inclusiva e abordar temas relevantes são pilares fundamentais dessa parceria”, afirmou a vice-reitora da UFES, Sônia Lopes.
A secretária de Educação de Domingos Martins, Adenilde Stein Silva, destacou a importância da parceria. “Essa troca com a Universidade faz uma diferença incrível para nossos professores e estudantes. Ver os professores da UFES compartilhando seus conhecimentos e experiências amplia as possibilidades de aprendizado no município”, ressalta.
Com os resultados positivos, a expectativa é de que a parceria seja ampliada para outras áreas e municípios da região. “Estamos apenas no começo. Projetos como esse mostram como a integração entre a Universidade e as escolas básicas pode transformar a educação e a formação de nossos jovens”, concluiu Sônia Lopes.