Prefeitura adota nova proposta para a saúde em Marechal Floriano
Publicado em 12/02/2018 às 10:04
Planejamento, plano mensal, mudança nos processos de trabalho e conhecimento compartilhado fazem parte da Planificação da Atenção à Saúde, uma proposta do Governo Federal, que já começou em Marechal Floriano com objetivo de reorganizar as unidades básicas de saúde e melhorar o atendimento às comunidades. A unidade escolhida para ser laboratório é a de Araguaia.
Em Marechal Floriano, já aconteceram duas oficinas com os temas: “O caminho Real da Gestante no Sistema de Saúde” e “Atenção Primária à Saúde”. Nos encontros, são realizados trabalhos em grupo, leitura de textos e apresentações (teatro, slides e cartazes) desenvolvidos por vários profissionais da área da saúde.
A farmacêutica e facilitadora da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Patrícia Rolim Prates, explicou que o material usado na Planificação da Atenção à Saúde foi estruturado por Eugênio Vilaça, que fez os estudos junto com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Connass). Esse trabalho é realizado com base nas sugestões e solicitações da população, para que sejam desenvolvidas políticas para a reorganização da Saúde no Estado.
O secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Júnior Lovatti, esteve nos encontros e salientou a importância da participação de todos nas oficinas. “Este é o momento em que todos nós vamos construir e planejar, juntos, a saúde de Marechal Floriano, uma prioridade da nossa gestão”, afirma.
A Planificação tem o objetivo de reorganizar as Unidades Básicas de Saúde a partir do novo modelo de atenção à saúde que o Centro de Consultas e Exames Especializados (CCEE) traz. Esse modelo prima pela atenção à saúde regionalizada, integrando a atenção básica e a atenção ambulatorial especializada.
Para o prefeito Cacau Lorenzoni, toda iniciativa que melhore os serviços de saúde pública é bem vinda por ser essencial para a vida das pessoas.