Ponte na BR-262 é interditada para carretas acima de 57 toneladas
Publicado em 15/01/2025 às 13:15
Texto: Julio Huber / Foto: Google Maps
Com o objetivo de dar manutenção à ponte localizada sobre o rio Jucu, no Km 26 da BR-262, na divisa entre os municípios de Domingos Martins e Viana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) decidiu proibir o trânsito de carretas com peso superior a 57 toneladas.
A medida passou a valer desde ontem (14). Ainda não há um prazo para o fim da restrição de tráfego de veículos de carga. “A autarquia ressalta que a medida é temporária para a execução de reparo de elemento estrutural secundário na travessia. O trecho está sinalizado e a restrição é até a conclusão dos serviços, com data ainda a ser definida”, afirma.
De acordo com nota emitida pelo DNIT, a restrição temporária é gerenciada através do Sistema de Gerenciamento de Autorizações Especiais de Trânsito (SIAET), ferramenta de controle do tráfego nas rodovias federais e visa assegurar a segurança viária, e a preservação da infraestrutura rodoviária.
Carretas conhecidas como bitrem, por exemplo, normalmente possuem esse peso quando carregadas. As alternativas para esses veículos vão depender do trajeto. Entretanto, de Minas Gerais a Vitória, a alternativa é o trânsito pelas BRs 381, 259 e 101. Esse roteiro aumenta mais de 150 quilômetros a viagem.