Policiais militares recebem treinamento da Polícia Rodoviária Federal sobre fraude em veículos
Publicado em 06/09/2018 às 17:48
O Comando de Polícia Ostensiva (CPO) Serrano realizou as Instruções do Curso de Operações Temáticas de Enfrentamento a Fraudes Veiculares. As instruções foram divididas em fase teórica, prática e operacional, abrangendo temas como histórico e legislação básica da identificação veicular no Brasil, caracteres identificadores e critérios de identificação, estudo das adulterações, documentoscopia aplicada a CNH e CRLV, além de estudos de casos diversos.
As instruções foram ministradas pela equipe do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da PRF, efetivo altamente qualificado no combate a fraudes veiculares, de acordo com participantes, os instrutores “demonstraram elevada competência e didática na transmissão dos conhecimentos”.
Para o Capitão Thales, do CPO Serrano, Coordenador das instruções, “o treinamento é fator fundamental para o crescimento profissional e preponderante para uma prestação de serviço público cada vez mais qualificada e eficiente. Certamente os conhecimentos passados pela equipe do NOE elevaram o padrão técnico dos nossos policiais militares de maneira singular.”
Participaram da semana de instrução, que ocorreu de 27 a 31 de agosto, o efetivo de todas as unidades subordinadas ao CPO Serrano que, a partir de então, além de serem policiais mais capacitados, passam a ser disseminadores do conhecimento adquirido.
Durante os três dias de operações realizadas após as instruções, o efetivo participante do curso demonstrou as consequências do aprendizado logrando êxito em conseguir apreender um Pistola 9 milímetro, carregada com 15 munições, recuperar três veículos produtos de furto/roubo, apreender dois veículos com identificações adulteradas e efetuar a prisão de um indivíduo com Mandado de Prisão em aberto e outros seis indivíduos em flagrante de crime. Além disso, foram abordados um total de 1.041 veículos e 1.196 pessoas.
O Coronel Marco Muniz, Comandante do CPO Serrano, destacou que uma das prioridades de sua gestão é a qualificação profissional do policial. Dentre as prioridades está a integração com os demais Órgãos de Segurança Pública visando uma melhor prestação de serviço ao cidadão da Região Serrana do Estado. “Mais uma vez agradecemos a equipe do Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal na pessoa do Inspetor Amarílio Boni, nosso companheiro de trabalho e amigo de longa data, e a todos os policiais participantes da instrução”, disse Muniz.
O CPO Serrano é composto pelo 14° BPM com sede em Ibatiba, pela 2ª Cia Ind. com sede em Afonso Cláudio, pela 6ª Cia Ind. com sede em Domingos Martins e pela 8ª Cia Ind com sede em Santa Teresa