Polícia prende mais de 30 pessoas em municípios da Região Serrana
Publicado em 23/04/2020 às 13:26
Prisão de 33 pessoas, apreensão de uma arma, 22 munições, 194 pinos de cocaína e oito cigarros de maconha. Esse foi o saldo registrado em 18 municípios da Região Serrana, durante a Operação Tiradentes, que foi realizada em todo o Espírito Santo. No Estado foram presas 357 pessoas e apreendidas 55 armas. Mais de 7.800 policiais participaram da operação, e 32.183 pessoas foram abordadas.
Nos municípios das montanhas, que são de responsabilidade do Comando de Polícia Ostensiva Serrano (CPOSer), durante os cinco dias de operação, foram abordadas 4.749 pessoas e 3.078 veículos. Foram cumpridos 15 mandados de prisão, confeccionados 64 infrações de trânsito, cinco condutores tiveram as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) recolhidas e foram recuperados dois veículos com registro de furto e roubo.
De acordo com o comandante do CPOSer, o coronel Marcelo Correa Muniz, as ações de policiamento ostensivo geral se deram por meio de cercos táticos, pontos de bloqueio nas principais vias de acesso urbanas e rodoviárias, bem como nas comunidades serranas com maiores índices criminais de roubo, furto e homicídios, onde foram cumprido os mandados de busca e apreensão e de prisão.
As unidades operacionais envolvidas nessa operação foram: 14° BPM, com sede um Ibatiba; 2ª Cia Independente, com sede em Afonso Cláudio; 6ª Cia Independente, com sede em Domingos Martins e 8ª Cia Independente, com sede em Santa Teresa. “Os policiais não mediram esforços em proporcionar a paz e tranquilidade ao povo capixaba, resultando na baixa incidência de crimes na Região Serrana durante o feriadão”, destacou o comandante.
O nome da operação é uma homenagem ao mártir da inconfidência mineira: Alferes Joaquim José da Silva Xavier, patrono das Polícias Militares no Brasil, cujo seu dia é comemorado em 21 de abril. O coronel Marcelo Muniz destacou que os resultados da Operação Tiradentes na Região Serrana somente foram possíveis graças ao empenho dos policiais militares.
“São heroínas e heróis que diuturnamente cumprem as missões que lhes são confiadas, protegendo e servindo a sociedade. É com muito orgulho e satisfação que rendo honras a todos os nossos companheiros de batalha, que se empenharam durante estes dias de operação, rememorando o sacrifício pela liberdade e exaltando o nosso grande patrono, Alferes Tiradentes”, completou Muniz.