Polícia Militar e Ministério Público realizam palestra em Santa Teresa
Publicado em 02/06/2017 às 20:04
Na noite da última quarta-feira (31), o instrutor do PROERD Sargento Edgard Luiz Nunes, a promotora de justiça da Comarca de Santa Teresa Doutora Vera Lúcia Murta Miranda realizaram palestra contra uso das drogas e violência na EMEIEF Paulino Roncon, localizada no distrito de Alto Caldeirão, município de Santa Teresa. O evento teve grande participação da comunidade escolar e convidados.
A promotora Vera frisou os aspectos relevantes ao assunto na sociedade, os direitos humanos, o Estatuto da Criança e Adolescentes, que é um instrumento fundamental para o aprimoramento das relações entre diversos níveis do relacionamento social, as atenções como forma de colaborar na formação dos cidadãos participativos e que tenham sua autoestima bem construída e valorizada.
O papel da família no tratamento dos adolescentes, os processos de modernização dos modelos de família, sobre as políticas publicas sociais vigentes na área da dependência química articuladas pelo Ministério da Saúde em conjunto aos órgãos de saúde mental, sobre os limites ausentes “O adolescente tem de ser limitado, permitir que ele se desenvolva não é deixá-lo fazer o que bem entender”.
Já o Sargento Edgard ressaltou a importância do trabalho de prevenção realizado pela Unidade, a confiança depositada na Instituição que possibilita a troca de informações, que é vital para a prestação de serviços de segurança pública de qualidade, o trabalho realizado pelo PROERD na prevenção ao uso de drogas, fornecendo instrução de ponta, capaz de prevenir o uso de entorpecentes por meio do desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para se fazer escolhas seguras e responsáveis.
Os efeitos que as drogas causam às famílias e a própria pessoa. A possibilidade das escolhas saudáveis e maduras em todos os aspectos da vida do jovem cidadão, promovendo tanto os objetivos educacionais quanto de prevenção.
A pedagoga Valdirene Mageski Cordeiro Magri destacou que este encontro foi consequência de diversas ações desenvolvidas pela escola de fevereiro a maio, e teve como objetivo fortalecer a parceria entre as diversas instituições, trazendo à tona assuntos pertinentes ao desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens, destacando-se disciplina, limites, prevenção ao consumo de substâncias lícitas e ilícitas (cigarros, bebidas alcóolicas, dentre outras drogas), e penalidades, conforme Legislação. Para a Escola, fica a certeza de que ainda há muito a ser feito, mas que os primeiros passos já foram dados em direção a uma educação de qualidade, com segurança e dignidade.
Os alunos, pais e convidados presentes participaram deste evento efetivamente, tirando suas dúvidas e relatando o cotidiano da comunidade.