Polícia Militar apreendeu mais de cinco mil entorpecentes em Marechal Floriano e Domingos Martins em um ano

Publicado em 15/01/2025 às 13:29

Compartilhe

PM prende entorpecentes

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Polícia Militar e Franthescoly Degen Deolindo

A 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, responsável pelo policiamento em Marechal Floriano e Domingos Martins, divulgou os resultados operacionais de 2024, com informações sobre as ações realizadas nos dois municípios. Os dados revelam o crescimento do tráfico de drogas na região, incluindo apreensões, prisões e a recuperação de veículos.

Além disso, as operações de combate ao tráfico resultaram na apreensão de grandes quantidades substâncias ilícitas, assim como a desarticulação de diversos pontos de venda de drogas nas duas cidades.

Mais de cinco mil entorpecentes foram retirados de circulação

Um dos principais resultados das operações realizadas pela Polícia Militar (PM) foi a apreensão de mais de cinco mil unidades de entorpecentes, retiradas de circulação ao longo de 2024. Entre as substâncias apreendidas, destacam-se as 1.077 pedras de crack, 1.071 pinos de cocaína e 550 buchas de maconha, além de haxixe e outros materiais.

O tenente Kevynn Kunzendorff atribui esse aumento nas apreensões à constante tentativa de facções criminosas de se estabelecerem na região. “Foi um ano com grande aumento nas apreensões de drogas nos municípios, graças à recomposição do efetivo de policiais promovido pelo governo do Estado”, destacou.

Quase 500 prisões e 20 veículos recuperados

Além das apreensões de entorpecentes, as operações também resultaram em 478 pessoas conduzidas à delegacia, sendo 46 delas com mandados de prisão em aberto.  Assim como a recuperação de 20 veículos roubados ou furtados.

Esse trabalho, segundo Kunzendorff, é um reflexo do esforço contínuo da unidade na luta contra a violência e outros delitos. “Graças à dedicação dos militares da nossa unidade, conseguimos resultados expressivos, mantendo índices criminais abaixo da média nacional e estadual”, ressalta.

Mais de 30 armas retiradas das mãos de criminosos

O combate ao crime armado foi uma das prioridades das operações de 2024, explica o Tenente. De acordo com dados da PM, foram apreendidas 35 armas de fogo ao longo do ano. A retirada desses armamentos de circulação para Kunzendorff é crucial para reduzir crimes violentos, como assaltos e homicídios, além de evitar confrontos armados entre facções criminosas, contribuindo diretamente para a segurança pública nas duas cidades.

Além disso, o Tenente Kunzendorff ressalta que, com o aumento nas apreensões de armas, a Polícia Militar tem cumprido seu papel fundamental na proteção das comunidades. “A apreensão dessas armas é uma medida vital para reduzir a violência nas ruas e melhorar a segurança da população”, explicou o Tenente.

Presença constante nas comunidades

Em 2024, conforme os dados apresentados pela polícia Militar, em Marechal Floriano e Domingos Martins foram executadas um total de 5.259 operações, incluindo abordagens e visitas tranquilizadoras à população. O objetivo, segundo o tenente, foi não apenas combater a criminalidade, mas também aumentar a sensação de segurança entre os moradores dos dois municípios. Durante o ano, foram ainda realizadas 50.401 abordagens a pessoas, evidenciando o trabalho constante da Polícia Militar na região.

O tenente Kunzendorff destaca a importância dessas operações para fortalecer a relação com a comunidade e promover um ambiente mais seguro. “As operações diárias mostram nosso compromisso com a segurança da população e o combate à criminalidade, sempre visando criar uma maior proximidade com os moradores”, afirmou.

Novas estratégias

Para o ano de 2025, a Polícia Militar planeja contar com o pleno funcionamento das novas equipes de Força Tática nos municípios, para reforçar o combate ao tráfico de drogas, aos crimes violentos e outras atividades ilícitas. A recomposição do efetivo e a ampliação das operações, de acordo com o tenente Kunzendorff, devem garantir uma atuação ainda mais eficiente da Polícia Militar na região.

Conforme ele, a PM também pretende intensificar o uso de inteligência, com a colaboração da seção de inteligência, da equipe K9 (também conhecidas como Equipes de Cão de Faro) e das viaturas especializadas. Essas ferramentas permitirão respostas mais rápidas e precisas a incidentes e aumentarão a segurança nas áreas mais vulneráveis de Marechal Floriano e Domingos Martins.

Outra importante ação planejada para 2025 para a Polícia Militar é a implementação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) em todas as escolas da área de atuação do 6º Centro de Inteligência da Polícia Militar (CIPM). O objetivo do programa é promover a prevenção primária, alcançando crianças e adolescentes antes que se envolvam com drogas e crimes relacionados.

Veja também

PM prende entorpecentes

Polícia Militar apreendeu mais de cinco mil entorpecentes em Marechal Floriano e Domingos Martins em um ano

ponte interditada

Ponte na BR-262 é interditada para carretas acima de 57 toneladas

alfredo chaves decreto

Alfredo Chaves publica decreto para organização administrativa e financeira

aeroporto em cachoeiro

Governo do Estado dá início às obras do Aeroporto de Cachoeiro

beija flores

Ciência e natureza: dispositivo monitora hábitos dos beija-flores

deslizamento

Deslizamento de terra afeta estrada em Marechal Floriano

Rainha Italemanha (1)

Reconhecimento da Italemanha como patrimônio cultural imaterial do Estado pode impulsionar evento

jacaré em mf

Jacaré é avistado caminhando por estradas em Marechal Floriano e assusta moradores