Polícia Ambiental apreende mais de 30 aves em Domingos Martins
Publicado em 16/03/2019 às 12:40
No final da manhã desta sexta-feira (15), a Polícia Militar Ambiental fez uma apreensão de mais de 30 aves silvestres em Melgaço, distrito de Domingos Martins. Os policiais foram até o local através de denúncia anônima, e logo chegaram até a casa do suspeito e, mesmo do lado de fora, avistaram várias gaiolas, todas com aves silvestres, o que despertou ainda mais a atenção da guarnição.
Foi então que os policiais, ao se depararem com tantas gaiolas e aves, perguntaram ao cidadão que estava na residência se haveria mais aves dentro da casa. O indivíduo em questão, segundo os policiais, não soube responder. Desta forma, as autoridades solicitaram ao morador, a permissão para que pudessem entrar na casa.
Após a autorização, os policiais se depararam com algo surpreendente: exatamente 33 aves silvestres e três alçapões. Foram encontrados: quatro Azulões, dois Gaturamos, dois Melros, nove Trinca Ferros, 11 Coleiros, quatro Catataus e um Curió. Os animais foram encontrados dentro do guarda roupas, embaixo das camas, dentro do banheiro, no paiol, na cozinha, na despensa e atrás da casa.
Catataus e Coleiro em extinção
Algumas aves no Brasil estão ameaçadas de extinção. No caso desta apreensão, o Catatau e o Curió são espécies de pássaros silvestres que podem ser extintos. Além disso, a lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, prevê que: matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.
Delegacia
Logo após toda a verificação, o suspeito foi levado até a delegacia de Domingos Martins para prestar esclarecimentos, onde serão tomadas todas as medidas necessárias em relação ao suposto crime ambiental. As aves também foram entregues à delegacia de Domingos Martins.