ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

A PESSOA PODE ENFRENTAR ESTA PANDEMIA E AS PANDEMIAS QUE DESTROEM A PESSOA

Publicado em 03/11/2021 às 10:10

Compartilhe

Colunas-Montanhas2_Artes

Como assim? Todos/as nós estamos inquietos/as com esta Covid 19; com as mais de 500.000 mortes, cujos milhões de familiares continuarão lamentando seus mortos

Culpa de quem? Como reagir a esta pandemia e às outras com as quais vivemos no nosso dia-a-dia. Que OUTRAS?…Sim; as que mais destroem a pessoa humana: ódio, inveja, deus dinheiro (cf. Mateus 6, 24), ganancia, racismo, feminicídio, injustiças, destruição das famílias, desigualdades, desemprego, como estamos vendo no Brasil e no mundo.

Pessoas, sejam cristãs ou não; de outras religiões ou não, colocam-se a serviço dos/as mais necessitados/as, solidárias e sensibilizadas com tanta miséria, como fazia Cristo no meio do povo de seu tempo e hoje pede que façamos o que ele fez e nos ensinou a fazer. Com meus 86 anos, aos sábados, vamos às ruas com os devidos cuidados, atendendo-as. Aprendi a fazer isso desde criança. Sempre é possível levar algo: alimentos, kits de higiene, roupa, dando orientação sobre a vacina… É doloroso encontrar pessoas, vindas até da Venezuela, em estado lastimável…

Doando-se assim, a pessoa sente-se mais feliz, pois sai de si para ajudar o/a outro/a que mais sofre. Se a pessoa humana não sabe fazer isso, como pode doar-se como pais e mães?  São tipos que se despersonalizam e deformam os/as outros/as.

Tanto na Antigo Testamento como no Novo, sobretudo, meditando certas   expressões de Cristo, é que nos tornamos verdadeiros cristãos, seguindo seu exemplo como vemos tanta gente fazendo…Basta abrir os olhos, os ouvidos, a boca, o coração…

Aqui vão alguns textos que mostram o que Jesus fazia e nos ensinou a fazer. No Evangelho de João, capítulo 13, versículos 14 e 15, lemos: “Pois bem: eu que sou o Mestre e Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei um exemplo: Vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz”.

Mais adiante, no capítulo 17, versículo 21, Jesus mostra qual é a condição para que o mundo acredite nele: “…e para que eles estejam em nós ó Pai, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste”. No versículo 23, insiste nessa mesma condição.

 Porque há tanta descrença no mundo atual?  Será culpa de Deus ou nossa?…

Vale a pena meditarmos também nos seguintes textos:  Mateus 16, 25-27; 20, 28; Marcos 8,35; Lucas 9,24-26.

Como Jesus abriu os olhos dos cegos; levou outros a falar; abriu os ouvidos deles, o mundo de hoje só acredita se lhe abrirmos os olhos e ouvidos, como Jesus fazia no seu tempo e usarmos a língua para curarmos as tantas pandemias de hoje…

Sobre o autor: Roque Plinio Loss Vincenz nasceu em São Roque do Canaã, antigo distrito de Santa Teresa. O Irmão Roque Plínio Loss Vincens viajou pelo Brasil exercendo a profissão de professor. Contudo, nunca esqueceu o Espírito Santo. Hoje, aposentado e vivendo em uma morada para religiosos em Belo Horizonte, ele nos escreve, apresentando a luz dos seus pensamentos.

—————————————————————————-

Este espaço é dedicado a todos os escritores, fotógrafos, pintores, escultores e artistas da região das montanhas capixabas.
Caso você tenha interesse em publicar seu trabalho aqui, favor enviar seu material, com o assunto “Coluna Arte nas Montanhas”, para: [email protected]

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia