ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

A PESSOA PODE ENFRENTAR ESTA PANDEMIA E AS PANDEMIAS QUE DESTROEM A PESSOA

Publicado em 03/11/2021 às 10:10

Compartilhe

Colunas-Montanhas2_Artes

Como assim? Todos/as nós estamos inquietos/as com esta Covid 19; com as mais de 500.000 mortes, cujos milhões de familiares continuarão lamentando seus mortos

Culpa de quem? Como reagir a esta pandemia e às outras com as quais vivemos no nosso dia-a-dia. Que OUTRAS?…Sim; as que mais destroem a pessoa humana: ódio, inveja, deus dinheiro (cf. Mateus 6, 24), ganancia, racismo, feminicídio, injustiças, destruição das famílias, desigualdades, desemprego, como estamos vendo no Brasil e no mundo.

Pessoas, sejam cristãs ou não; de outras religiões ou não, colocam-se a serviço dos/as mais necessitados/as, solidárias e sensibilizadas com tanta miséria, como fazia Cristo no meio do povo de seu tempo e hoje pede que façamos o que ele fez e nos ensinou a fazer. Com meus 86 anos, aos sábados, vamos às ruas com os devidos cuidados, atendendo-as. Aprendi a fazer isso desde criança. Sempre é possível levar algo: alimentos, kits de higiene, roupa, dando orientação sobre a vacina… É doloroso encontrar pessoas, vindas até da Venezuela, em estado lastimável…

Doando-se assim, a pessoa sente-se mais feliz, pois sai de si para ajudar o/a outro/a que mais sofre. Se a pessoa humana não sabe fazer isso, como pode doar-se como pais e mães?  São tipos que se despersonalizam e deformam os/as outros/as.

Tanto na Antigo Testamento como no Novo, sobretudo, meditando certas   expressões de Cristo, é que nos tornamos verdadeiros cristãos, seguindo seu exemplo como vemos tanta gente fazendo…Basta abrir os olhos, os ouvidos, a boca, o coração…

Aqui vão alguns textos que mostram o que Jesus fazia e nos ensinou a fazer. No Evangelho de João, capítulo 13, versículos 14 e 15, lemos: “Pois bem: eu que sou o Mestre e Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei um exemplo: Vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz”.

Mais adiante, no capítulo 17, versículo 21, Jesus mostra qual é a condição para que o mundo acredite nele: “…e para que eles estejam em nós ó Pai, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste”. No versículo 23, insiste nessa mesma condição.

 Porque há tanta descrença no mundo atual?  Será culpa de Deus ou nossa?…

Vale a pena meditarmos também nos seguintes textos:  Mateus 16, 25-27; 20, 28; Marcos 8,35; Lucas 9,24-26.

Como Jesus abriu os olhos dos cegos; levou outros a falar; abriu os ouvidos deles, o mundo de hoje só acredita se lhe abrirmos os olhos e ouvidos, como Jesus fazia no seu tempo e usarmos a língua para curarmos as tantas pandemias de hoje…

Sobre o autor: Roque Plinio Loss Vincenz nasceu em São Roque do Canaã, antigo distrito de Santa Teresa. O Irmão Roque Plínio Loss Vincens viajou pelo Brasil exercendo a profissão de professor. Contudo, nunca esqueceu o Espírito Santo. Hoje, aposentado e vivendo em uma morada para religiosos em Belo Horizonte, ele nos escreve, apresentando a luz dos seus pensamentos.

—————————————————————————-

Este espaço é dedicado a todos os escritores, fotógrafos, pintores, escultores e artistas da região das montanhas capixabas.
Caso você tenha interesse em publicar seu trabalho aqui, favor enviar seu material, com o assunto “Coluna Arte nas Montanhas”, para: [email protected]

Veja também

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas

detran

Detran|ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

estudante freepik

Espírito Santo alcança seu melhor desempenho na OBMEP 2024

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia