Pesquisador do Incaper Romário Gava Ferrão recebe maior honraria do Estado

Publicado em 05/10/2017 às 11:57

Compartilhe

O governador Paulo Hartung entregou, na tarde desta quarta-feira (04), a Comenda Jerônimo Monteiro ao pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão. A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Palácio Anchieta, em Vitória. A Comenda Jerônimo Monteiro é a mais alta honraria concedida a um cidadão capixaba.

Durante a solenidade de homenagem, o governador Paulo Hartung explicou que a honraria ao técnico é um reconhecimento do Poder Executivo Estadual ao servidor público capixaba exemplar. “Este é um ato de valorizar a meritocracia no serviço público. São três décadas de trabalho em uma trajetória linda. Ninguém faz nada sozinho e você, ao longo de sua história, fez um trabalho bonito de equipe. O seu trabalho é mensurável e fez o café capixaba ganhar qualidade e produtividade, que são fundamentais neste mundo globalizado que vivemos”, destacou.

Romário Gava agradeceu e ressaltou que a homenagem é o reconhecimento a um trabalho coletivo. “Recebo com orgulho essa comenda e homenagem que não é só para mim, mas para todos que estão e estiverem comigo ao longo dos últimos anos. Este ato valoriza e homenageia o funcionário público”, disse o homenageado.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o pesquisador do Incaper representa a evolução da agricultura nos últimos anos. “O Romário simboliza muito bem essa evolução e a comenda representa isso. A união de produtores rurais, governo e o conjunto extraordinário de servidores do Incaper explicam o sucesso da agricultura capixaba. E para o futuro devemos estar atentos à agricultura digital e ao posicionamento dos nossos produtos no mercado do varejo mundial”, pontuou Octaciano.

Quem também destacou as qualidades do pesquisador foi o presidente do Centro do Comércio do Café de Vitória, Jorge Nicchio. “Romário não é só motivo de orgulho para o Espírito Santo, mas para todo o Brasil. A revolução que o café Conilon teve nos últimos 20 anos deve muito a ele. Estamos orgulhosos por essa homenagem”, declarou Nicchio.

Currículo

Nascido na comunidade de Alto Montevideo, interior do município de Conceição do Castelo, Romário Gava Ferrão tem 61 anos e é neto e filho de cafeicultores. Atualmente, é responsável pela coordenação do programa estadual de cafeicultura do Incaper. É graduado em engenharia agronômica pela Ufes (1980), doutor e mestre em genética e melhoramento de plantas pela UFV (1983-2004), especialista em melhoramento genético de milho pelo centro Internacional de Milho e Trigo (CIMMTY), no México (1983).

Romário é pesquisador científico do Incaper há 33 anos e está na coordenação do Programa de Cafeicultura do Espírito Santo de 2005. Ele foi chefe do Centro Regional de Pesquisa Norte Espírito Santo (1998 a 2000) e coordenou e participou de equipe de mais de 50 projetos de pesquisa e transferência de tecnologia (Incaper, Consórcio Pesquisa Café, Conab, Fapes, CNPq). Atuou também em Programas de desenvolvimento e fomento de café no Espírito Santo e foi coordenador de eventos regional, estadual, nacional e internacional, destacando-se o Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas (2009) e a Conferência Internacional de Coffea Canephora (2012).

Veja também

deslizamento

Deslizamento de terra afeta estrada em Marechal Floriano

Rainha Italemanha (1)

Reconhecimento da Italemanha como patrimônio cultural imaterial do Estado pode impulsionar evento

jacaré em mf

Jacaré é avistado caminhando por estradas em Marechal Floriano e assusta moradores

uso da ia

Uso da Inteligência Artificial aumenta a eficiência no Governo do Estado

radio ES

Com recordes de audiência, Rádio Espírito Santo completa 85 anos e celebra modernidade

preso em soido

Líder de tráfico de drogas de Cariacica é preso em Domingos Martins

vni

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do Estado

eja matricula

Período de matrícula para alunos da EJA na Rede Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (13)