Pesquisa revela que a maioria dos americanos não acredita que Trump aceitará uma possível derrota nas eleições

Publicado em 28/10/2024 às 10:43

Compartilhe

Capital city skyline with historic monuments and nature generated by artificial intelligence

Foto: Freepik

Uma nova pesquisa da CNN, realizada pela SSRS, revela que a maioria dos eleitores acredita que o ex-presidente Donald Trump não aceitará uma possível derrota nas eleições presidenciais de 2024. Uma parte considerável de seus apoiadores argumenta que os candidatos perdedores não têm obrigação de ceder. Além disso, se os desafios legais relacionados à eleição chegarem à Suprema Corte, a confiança na instituição para tomar decisões corretas é baixa entre a maioria dos eleitores.

A pesquisa mostra que apenas 30% dos eleitores registrados acreditam que Trump aceitará os resultados da eleição, enquanto 73% afirmam que a vice-presidente Kamala Harris aceitaria uma derrota. A maioria (54%) dos eleitores registrados acredita que Harris cederia em caso de derrota, enquanto Trump não o faria. Somente 18% acreditam que ambos os candidatos cederiam, 15% que nenhum deles cederia e apenas 11% que Harris não cederia, mas Trump sim.

Analisando as opiniões dos apoiadores de cada candidato, 97% dos apoiadores de Harris esperam que ela reconheça uma derrota, em contraste com apenas 57% dos apoiadores de Trump que acreditam que ele faria o mesmo. Este percentual entre os apoiadores de Trump aumentou desde julho, quando apenas metade deles pensava que ele admitiria uma derrota, o que acontece mesmo com a campanha dele preparando o terreno para desacreditar o sistema eleitoral e reivindicar a vitória independentemente dos resultados.

Os apoiadores de Harris compartilham uma visão amplamente unificada sobre o que seus candidatos fariam: mais de 90% acreditam que ela aceitaria os resultados, ao passo que apenas 8% acham que Trump faria o mesmo. Os apoiadores de Trump estão mais divididos, com 33% acreditando que ambos admitiriam a derrota e 26% achando que nenhum dos dois o faria. Quase um quarto (24%) dos apoiadores de Trump acredita que ele cederia enquanto Harris não, e 15% acham que ele não cederia, mas ela sim.

A maioria dos eleitores americanos apoia a ideia de que os candidatos devem aceitar os resultados das eleições: 88% acreditam que os perdedores têm essa obrigação uma vez que os resultados sejam certificados, enquanto 12% discordam. Entre os apoiadores de Trump, 20% têm essa visão, em comparação a apenas 3% entre os apoiadores de Harris.

Além disso, 56% dos eleitores registrados afirmam ter pouca ou nenhuma confiança na Suprema Corte para tomar decisões corretas em questões legais relacionadas à eleição de 2024, uma taxa que permanece relativamente estável desde janeiro. Há uma divisão política significativa, com os apoiadores de Trump quase duas vezes mais propensos a confiar na corte (61%) do que os apoiadores de Harris (31%).

A confiança no tribunal é ainda menor entre os eleitores mais jovens, com apenas 8% dos eleitores abaixo de 35 anos expressando grande confiança na corte em relação à eleição de 2024, em contraste com 21% entre os eleitores com 65 anos ou mais. Os eleitores negros (9% de confiança elevada), democratas (4%) e liberais (5%) também mostram baixa confiança no tribunal.

A pesquisa da CNN foi realizada online e por telefone entre 20 e 23 de outubro de 2024, envolvendo 1.704 eleitores registrados em todo o país, selecionados de um painel com base em probabilidade. Os resultados para a amostra completa de eleitores registrados têm uma margem de erro de aproximadamente 3,2 pontos percentuais; para os eleitores prováveis, a margem é de 3,1 pontos, sendo maior para subgrupos específicos.

Fonte: CNN

Veja também

Afonso-claudio

Fortes chuvas destroem ponte provisória e derrubam barreira em Afonso Cláudio

arte e cronica

A Mega da Virada e o sonho brasileiro

tempo-DM

Semana do Natal inicia com previsão de chuva em algumas regiões do Espírito Santo

image-400

Espírito Santo inicia planejamento da Operação Verão 2024/2025

Aerial view of container cargo ship in sea.

As exportações do agronegócio capixaba alcançam um novo recorde histórico em novembro de 2024

acidente_teofilo_otoni02

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais

Recursos culturais

Domingos Martins alcança R$ 2,9 milhões em recursos culturais

cancer de pele

Com a chegada do verão, prevenção é fundamental para evitar o câncer de pele