Peça teatral tradicional da Sexta-feira Santa com multidão em Marechal Floriano
Publicado em 20/04/2019 às 12:07
Cerca de duas mil pessoas lotaram as arquibancadas e as cadeiras na parte central, além de um grande número de visitantes locais e de fora da cidade, que permaneceu de pé no acesso principal do Ginásio de Esportes Paulo Antônio Lorenzoni, em Marechal Floriano. Os estacionamentos do centro desta cidade lotaram.
Neste local aconteceu a apresentação da peça teatral “Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo”, como ocorre há vários anos em Marechal Floriano. A apresentação formada por 15 atos, foi iniciada às 19 horas e encerrou aproximadamente duas horas após.
O encerramento se deu quando o profissional em Educação Física e ator amador, Donato Souza Alencar, foi apreendido, espancado e teve divulgada no palco a sua condenação à morte. Momentos após ele foi amarrado de pé em uma cruz que foi arrastada por ele mesmo, desde a entrada do palco até uma parte superior da quadra esportiva. O espaço que serviu como o “Calvário”.
A peça, contendo mais de 90 atores amadores, foi mostrada com detalhes como ocorreu todo o mistério envolvendo desde a condenação até a morte d e Jesus Cristo por meio do figurante Donato Alencar, que fez o papel principal. Durante a peça Donato, o “Jesus” sofreu na mão dos figurantes e no final ele foi posto na cruz, simulando a morte.
Ele foi amarrado na cruz após a sua condenação à morte pelo também ator amador Martinho Trarbach. A apresentação da peça teatral na noite de ontem (19), como sempre. foi aberta com a entrada da figura de Jesus Cristo a cavalo até o portão principal da quadra esportiva.
O animal de montaria, “Neguinha”, recusou a entrada à quadra esportiva devido possivelmente à multidão pelo corredor até o palco onde a peça foi iniciada pelo grupo. Toda a sonorização funcionou com perfeição, bem como o serviço de segurança realizado por policiais militares do município.
“Uma perfeição apresentada pelos moradores desta cidade”. A frase define a opinião de um comerciante da Serra, Grande Vitória, que passa o feriadão em uma pousada na região. “Virei aqui na quadra todos os anos para ver este espetáculo maravilhoso apresentado por verdadeiros artistas de palco”, disse.
O figurante principal, Donato Alencar, deu mais uma vez a chance aos que ainda não haviam assistido a peça teatral. “Hoje estamos ainda mais felizes, devido a este número de pessoas que nos assistiu com o máximo de decência, silêncio e, sobretudo muita atenção e por isso agradecemos de coração aos moradores locais e visitantes”.