Parque Augusto Ruschi deve ser aberto definitivamente para visitação em Santa Teresa

Publicado em 17/08/2023 às 09:51

Compartilhe

parque

Fotos: Divulgação

A abertura definitiva do Parque Temático Augusto Ruschi à população de Santa Teresa e aos turistas que visitam o município da Região Serrana do Espírito Santo está mais próxima. É que um dia após o deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania) ter aproximado o Movimento Salve o Parque do Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma), o órgão federal bateu o martelo: o parque ecoturístico ficará aberto à população.

No dia 1º de agosto, o professor Sérgio Lucena, diretor do Inma, esteve no gabinete de Gandini, na Assembleia Legislativa, acompanhado da assessora de comunicação do Instituto, Alba Lívia, em busca de um diálogo com o Movimento Salve o Parque, criado em 2015 e que defende a manutenção do Parque Temático Augusto Ruschi para o lazer e socialização das famílias teresenses e turistas que visitam o local.

A líder do Movimento Salve o Parque, a bancária Carmem Barcellos, mostrou preocupação em relação ao futuro do parque, que está localizado numa área de 100 mil metros quadrados, na entrada da cidade, após o governador Renato Casagrande (PSB) ter anunciado que o local seria cedido ao instituto para ampliar laboratórios e a área de proteção ambiental. 

Casagrande, inclusive, informou que conversou com a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos – o Inma é ligado ao ministério – sobre a sua intenção e disse que também irá conversar com o prefeito, vereadores e a comunidade de Santa Teresa.

O anúncio do governador ocorreu em virtude do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), Idalberto Moro, ter informado que o Serviço Social do Comércio (Sesc) desistiu de construir um hotel de luxo no local, com 280 apartamentos, parque aquático e estacionamento para dois mil veículos, o que teria um investimento de R$ 35 milhões. Dessa forma, a área será devolvida ao Estado.

PROJETO – Para isso, Gandini protocolou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que revoga a Lei Estadual nº 9.606, de dezembro de 2010, que autoriza o Poder Executivo a doar o terreno. A transferência da área para o instituto deve pôr fim a uma briga que já dura mais de uma década.

“Estou pedindo a revogação da legislação para que o parque possa ser devolvido à população de Santa Teresa”, declarou Gandini, que no ano passado presidiu a Frente Parlamentar de Conservação da Biodiversidade Capixaba, responsável por duas audiências públicas para que a população pudesse decidir se era a favor ou contra a construção do hotel ou à manutenção do parque.

HISTÓRICO – Originalmente, a área foi doada ao Estado por Aurélio Gramlich, para que fosse preservada e servisse ao bem público, com a construção de um parque natural e residência de inverno do governador.

Em 2010, no primeiro mandato de Paulo Hartung como governador do Estado, no entanto, houve mudança no destino da área, que foi doada para o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Na época, estava em vigência a cessão da terra ao município por um prazo de 25 anos, mas apenas cinco anos após o acordo, o ex-governador pediu a devolução do espaço ao Estado.

Na ocasião já havia sido iniciada a construção do Parque Temático Augusto Ruschi ou Parque Ecoturístico de Santa Teresa, com o uso de recursos federais e municipais na casa de R$ 1 milhão. O parque chegou a ser inaugurado em 2012, mas nunca foi plenamente utilizado pela população.

Em 2013, um grupo de ambientalistas impetrou uma ação popular questionando a doação e consequente extinção do parque temático. Na primeira sentença judicial, foi autorizada a construção do hotel mediante o compromisso do Sesc em manter o parque funcionando. No mês passado, a Fecomércio anunciou a desistência da área.

A líder do Movimento Salve o Parque agradeceu ao empenho do deputado Gandini em todo o processo. “Sem limitar esforços no trabalho e comprometido com a causa, o deputado e sua equipe foram fundamentais para dar voz ao Movimento e chamar atenção da população capixaba, do governo e da nova direção da Fecomércio”, declarou.

Fonte: Assessoria deputado Fabrício Gandini

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná