Paróquia de Araguaya inaugura monumento para lembrar o enfrentamento da Covid-19
Publicado em 28/09/2020 às 19:11
A Paróquia de São Miguel Arcanjo, no distrito de Araguaya, em Marechal Floriano, inaugurou um monumento para lembrar a luta contra o novo coronavírus em 2020. A escultura foi apresentada ao público neste domingo (27), durante a programação comemorativa ao padroeiro, cumprindo os cuidados de saúde exigidos pelos órgãos de saúde para evitar a transmissão do vírus.
O pároco Josemar Rubens Stein, idealizador do projeto, contou que a iniciativa surgiu diante das limitações para as tradicionais comemorações em honra a São Miguel Arcanjo. A ideia do sacerdote era construir um marco do ano de 2020, em que toda humanidade se uniu para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.
A escultura, que fica localizada na subida da Igreja Matriz, no centro de Araguaya, foi inaugurada após uma procissão de sete quilômetros, na manhã de ontem. “É um anjo que marca o enfrentamento da humanidade que atravessa, neste ano de 2020, uma pandemia”, afirmou o padre Josemar. O pároco explicou que na base do monumento, há uma mandala que representa o mundo, com os quatro pontos cardeais. Logo acima, uma coluna sustenta o anjo que representa o povo de fé, a ligação da terra com o céu.
“O anjo com suas asas longas representa o Ancanjo Miguel intercedendo ao poder divino diante da fragilidade humana. Ele vem com uma lança na mão que simboliza a luta do bem combatendo mal, no caso, a Covid-19. Aos pés do anjo há uma esfera que significa o coronavírus, sendo atacado pelo poder de Deus”, detalhou Stein. Em uma placa, próximo ao monumento, há toda a explicação do significado da obra.
A escultura angelical foi construída por um engenheiro da empresa Vitória Industrial, dos sócios Weslei Dallapiccola e Jadir Dadalto, esse último morador de Araguaya. “Eles patrocinaram esse monumento, que ficou a custo zero para a paróquia. A produção da obra é mérito do engenheiro Fábio Pereira Soares”, completou o padre.
O monumento é feito de aço inox, medindo 3.1 metros de altura, com 562 quilos. A base de sustentação é formada por um bloco que pesa uma tonelada e meia. A intenção é que a escultura seja um local de oração, onde os fiéis possam agradecer pela cura ou pelo livramento da Covid-19. O monumento também tem a missão de lembrar das vítimas que morreram em decorrência de complicações pelo novo coronavírus.
Nesta terça-feira (29), será celebrada missa festiva em honra a São Miguel Arcanjo, na Igreja Matriz, em Araguaya. Às 8h, haverá missa com unção dos enfermos e às 19 horas, missa solene.