Parceria melhora sinalização em rotas turísticas em Domingos Martins
Publicado em 15/04/2020 às 13:48
A Prefeitura de Domingos Martins, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, Planejamento e Desenvolvimento Econômico e de Obras e Serviços Urbanos, após reunião com empreendedores locais, decidiram por melhorar a sinalização em algumas rotas turísticas do município. As Rotas do Carmo (em Aracê), dos Ipês (em Soido), os circuitos do Chapéu, do Galo, Panelas (na Sede) e Vale da Estação (Santa Isabel) ganharam sinalização de padrão internacional.
A ideia da troca da velha sinalização por uma atual, é um pedido antigo dos moradores e após uma reunião da prefeitura, em agosto de 2019, com empreendedores locais. O objetivo da sinalização é facilitar não somente o turismo mas também a vida dos moradores que vivem e trabalham na região. As estradas que receberam a nova sinalização são caminhos para produtores que transportam seus produtos, moradores que possuem comércio como fonte de renda própria ou de seus empregados e pontos de turísticos.
A Prefeitura elaborou o projeto e ficou responsável em fornecer os pórticos e placas gerais (de quilometragem nome dos circuitos, atrativos turísticos) e cada empreendedor da região se responsabilizou e arcou com as despesas das placas de sinalização do seu empreendimento.
A secretária de cultura e turismo, Rejane Entringer enfatizou que esse projeto de sinalização turística é uma parceria inédita no município entre a iniciativa pública e privada, prefeitura e empreendimentos de nossas rotas e circuitos turísticos. “É uma conquista para o município e atende a toda comunidade, pois serve não somente para atender o setor turístico, mas também para orientação de endereços rurais”. De acordo com Rejane “investir no turismo é investir na comunidade como um todo porque a atividade turística é uma grande geradora de emprego e de renda e dessa forma contribui para melhoria da qualidade de vida de toda comunidade”.
Modelo padrão
As placas de cor marrom não foram uma escolha ao acaso. Elas são padrão da Organização Mundial do Turismo e servem para direcionar qualquer usuário das vias aos atrativos turísticos da região. Elas atendem às regras de sinalização tanto do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, quanto da sinalização de trânsito do Detran.