Parceria entre Incaper e cooperativa fortalece e beneficia a produção de cafés especiais no sul do Estado

Publicado em 29/12/2023 às 09:50

Compartilhe

incaper-29-12

A produção de cafés de qualidade, ou especiais, tem sido resultado de um grande incentivo que a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado (Cafesul), com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), tem prestado aos produtores rurais do sul do Espírito Santo.

Essa parceria foi reforçada durante um encontro realizado na última semana, com o objetivo de debater sobre as ações que ambos têm concretizado, especialmente no município de Muqui, sede da cooperativa.

O extensionista do Escritório Local do Incaper em Muqui, Tassio da Silva de Souza, ressaltou que uma das novidades é que, em breve, a unidade de provas da Cafesul será vinculada ao Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (CecafES).

“Para isso, já estão a caminho 200 mil revertidos em equipamentos modernos para processar os cafés que vão potencializar os resultados sensoriais que acontecem aqui, trazendo agregação de valor e confiabilidade para os cafés da região”, salientou Tássio de Souza.

A gerente da Cafesul, Natércia Bueno Vencioneck Rodrigues, contou também que, recentemente, mais de 20 mulheres adquiriram kits com maquinários entregues pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), para que possam entregar mais qualidade aos cafés.

“Nós sempre desenvolvemos projetos com mulheres cooperadas e não cooperadas, proporcionando o protagonismo delas dentro da cafeicultura e também na agricultura, já que incentivamos a diversificação também. Em 2016, elas optaram por trabalhar de forma prioritária com café e o Incaper se tornou um grande parceiro nesse quesito, nos dando todo suporte para a qualidade dos cafés. De lá pra cá, as mulheres galgaram novos passos”, disse Natércia Vencioneck.

O presidente da Cafesul, Renato Theodoro, afirmou que a Cooperativa vem trabalhando a qualidade de café desde 2010, além de buscar projetos estruturantes e mercados para eles. “Aproveito para citar o sucesso na Semana Internacional do Café (SIC). Das 30 amostras de cafés que foram para a final, 11 eram de cooperados e cooperadas. Na fase sequente, das 15 amostras tiveram, seis eram da Cafesul e uma delas ficou em terceiro lugar”, destacou Theodoro.

“Nosso laboratório, que funciona em parceria com o Incaper, é possível com que a qualidade dos cafés seja testada e ajustada pelos produtores durante a colheita, para obtermos excelentes resultados. Isso demonstra a consistência do trabalho que eles estão fazendo. Ano após ano, a gente leva as amostras dos cafés dos nossos cooperados às fases finais”, complementou o presidente da Cafesul.

O diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot, reforçou para os colegas da Cafesul que a instituição tem direcionado as suas ações também para o incentivo à melhoria continuada da qualidade dos cafés e para o protagonismo e autonomia dos produtores rurais.

“O mercado tem buscado, cada vez mais, cafés com qualidade superior. Sabemos que, há algum tempo, o café tem deixado de ser commodity e está entrando para uma linha diferenciada de produtos. Nesse cenário, no cooperativismo vimos pessoas com interesses em comum colaborarem entre si, em que os cooperados são os ‘donos do negócio’. O nosso apoio sempre seguirá nessa direção”, pontuou Fiorot.

Fonte/Foto: Incaper

Veja também

titulo digital

Título digital dispensa documento físico para votação

fisk

Alunos exploram inglês em visita à fábrica de biscoitos em Domingos Martins

2023-09-12-segurança-urna

Você sabe o que pode e o que não pode no dia das eleições?

O TSE desmentiu a notícia falsa de que o voto seria válido como prova de vida de aposentados

Votar não servirá como prova de vida para aposentados

urna

Confira as mudanças de local nas Seções Eleitorais de Marechal Floriano

2º Prêmio da Música Capixaba - Bruno Leão (992) (1)

Não perca tempo: últimos dias para votar nos semifinalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba

GIRONDA

Espírito Santo será um destino mais acessível e seguro com maior investimento em sinalização turística

taças

Como a Seleção poderia mudar em vista da próxima Copa do Mundo?