Para comemorar o Dia do Meio Ambiente, alunos de Marechal Floriano visitam reserva natural
Publicado em 09/06/2017 às 19:46
Alunos de duas escolas de Marechal Floriano visitaram a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), em Alto Marechal, Marechal Floriano. A propriedade pertence a Clóvis Koehler, que já faz o trabalho de conscientização e preservação ambiental há muitos anos.
Participaram da visita 48 alunos e quatro professores da EMEF Mauro José Christo, além dos alunos do curso técnico em Agropecuária da EEEFM Victório Bravim, de Araguaia. Para o proprietário da RPPN, Clóvis Koehler, receber as escolas é um sonho realizado.
“Receber esses alunos, aqui, é um sonho concretizado. Esse trabalho de conscientização deve começar pelas escolas. E estamos trabalhando para atender a escolas, comunidades, igrejas e público em geral. Estamos construindo uma sala de aula, com sistema de energia e aquecimento solar, aproveitando a água e visando a sustentabilidade. Esse é o nosso objetivo principal”, disse Clóvis Koehler.
Ele acrescentou, ainda, que está aguardando o registro no cartório de Domingos Martins, que também ganhará uma RPPN. “A divisa entre os dois municípios fica na minha propriedade. Assim que sair o registro, poderei atender às duas cidades.”
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Luiz Ferreira, frisou que Marechal Floriano é um município licenciador ambiental. “A nossa secretaria é a responsável por isso e temos uma grande responsabilidade ambiental. Estamos corrigindo os erros ambientais ocorridos no passado e queremos o melhor para Marechal Floriano.”
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, o Brasil é o país mais rico em biodiversidade do mundo. O município de Marechal Floriano tem 40% de sua extensão territorial coberta pela Mata Atlântica nativa.
A visita à RPPN foi organizada pelos vereadores Ubaldino Saraiva e Felipe Delpupo. “Marechal Floriano tem um potencial muito grande quando se trata de Meio Ambiente. Aqui, hoje, cada um de nós tem o que ensinar e o que aprender. Por isso, a presença de vocês é tão importante”, frisou Ubaldino, que também é funcionário do Incaper.
O evento contou com o apoio das secretarias municipais de Educação e Esportes, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Cultura e Turismo e Agricultura, além do Incaper.