Gastronomia
Paleta bovina na pressão
Publicado em 06/10/2023 às 08:25
Fiquei agradavelmente surpreso com o resultado dessa receita, pois foi a primeira vez que a preparei com esse corte de carne.
Comprei uma peça de, aproximadamente, 1,7 kg de paleta bovina resfriada e, de véspera, temperei-a com pasta caseira de cebola e alho, molho inglês, molho de mostarda amarela, tempero misto seco e um pouco de lemon pepper, deixando-a marinando numa vasilha tampada na geladeira.
No dia seguinte, por volta das 10 da manhã, já que ela seria servida no almoço, aqueci uma panela de pressão com um pouco de óleo de girassol e deitei a peça temperada no fundo, para deixá-la “selar” bem. Fiz esse processo de um lado e, depois que ele tomou uma coloração caramelo escuro, virei-a e “selei” do outro lado. Quando já estava caramelizado, adicionei duas xícaras de água, com as quais lavei a vasilha onde estava o restante do tempero que ficou no fundo da travessa, fechei a panela e cozinhei por 45 minutos.
Findo este tempo, apaguei o fogo, deixei sair a pressão da panela, a abri, verifiquei o ponto de cozimento da carne e concluí que deveria cozinhar por mais uns 20 minutos. Foi o que fiz!
Passado esse tempo desliguei o fogo, deixei a pressão sair e coloquei a peça de carne num pirex baixo. Fatiei e joguei o molho, formado na panela, por cima. Ficou deliciosa: macia, suculenta, saborosíssima! Não deu para quem quis!
PS: na próxima oportunidade vou prepará-la com cerveja preta: vamos ver no que vai dar… Até lá!