Padilha reforça a importância do diálogo entre estados e municípios na 3ª reunião da CIT
Publicado em 31/03/2025 às 09:02

Foto: Carolina Antunes/MS]
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou sua satisfação em retornar à Comissão Intergestores Tripartite (CIT), enfatizando o papel do espaço como um canal de diálogo entre estados e municípios. “É uma alegria estar de volta à CIT, um ambiente de debates e pactuações que permite expandir e aprimorar o SUS, garantindo saúde integral e de qualidade para a população”, afirmou ele durante a 3ª reunião da CIT, realizada nesta última quinta-feira (27) na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília.
Padilha ressaltou a importância da colaboração entre os entes federativos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e reforçou que os acordos firmados no colegiado contribuem para ampliar o acesso à assistência integral. O encontro contou ainda com a participação de representantes dos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Também estiveram presentes na reunião os seguintes secretários: Adriano Massuda (Executivo), Weibe Tapeba (Saúde Indígena), Mozart Sales (Atenção Especializada à Saúde), Felipe Proenço (Gestão do Trabalho e Educação na Saúde), Ana Luiza Caldas (Atenção Primária à Saúde) e Fernanda de Negri (Ciência, Tecnologia e Inovação e Complexo Econômico-Industrial da Saúde). Rivaldo Cunha representou a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).
Temas debatidos
Durante a reunião, gestores e representantes estaduais e municipais discutiram os seguintes assuntos:
Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA)
- Atualização sobre dengue e outras arboviroses;
- Estratégias de vacinação nas escolas e atualização da caderneta vacinal;
- Planejamento da campanha de vacinação contra a influenza;
- Ampliação da vacinação contra o HPV.
Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes)
- Apresentação do programa “Mais Acesso a Especialistas”.
Secretaria Executiva (SE)
- Balanço das atividades da CIT nos anos de 2023 e 2024.
Fonte: Ministério da Saúde