Orientações aos moradores de Santa Rita, Marechal Floriano, para capturar e exterminar os caramujos

Publicado em 27/11/2018 às 11:00

Compartilhe

“Uma praga agrícola e urbana”. Assim que é visto o caramujo, denominado cientificamente por Achatina fulica pelos agentes de endemias do setor de Vigilância em Saúde de Marechal Floriano. Os insetos estão invadindo residências, igrejas, pontos comerciais e outros imóveis, além dos quintais no Bairro Santa Rita.

Orientações aos moradores de Santa Rita Marechal Floriano para capturar e exterminar os caramujosNa manhã desta terça-feira (27) uma equipe formada por sete agentes reiniciou a captura dos bichos localizados nos muros e cercas de madeira, sem falar das invasões por todos os quintais. Além de capturar e usar combustível para queimar os caramujos, os técnicos orientam os moradores os modos de lidar no controle das pragas.

Os servidores da Vigilância em Saúde convidam os moradores para acompanharem o trabalho da captura que é realizado com as mãos devidamente protegidas com luvas especiais para evitar terminantemente o contato do bicho com a pele. Em seguida, os técnicos, nos locais mais infestados, mas com segurança, aplicam álcool ou gasolina e os queimam.

Orientações aos moradores de Santa Rita Marechal Floriano para capturar e exterminar os caramujos 2Na manhã desta terça-feira (27) pelo menos 500 caramujos foram capturados pelos sete agentes em poucos minutos. Todos serão incinerados até a tarde com o restante a ser capturado. Os bichos se encontravam em locais oferecendo facilidade de remoção: “as pessoas daqui devem ter exatamente a mesma forma de captura e destruição dos caramujos que usamos”, afirmou uma agente.

O grupo está reunido para a captura dos caramujos próximo ao Campo Bom de Bola José Henrique Pereira Filho, ao lado do Córrego Batatal. No local há também um cemitério e uma igreja luterana onde os bichos costumam reproduzir. “Estamos distribuindo um panfleto para orientar os moradores sobre os procedimentos corretos”, disse o servidor.

Orientações aos moradores de Santa Rita Marechal Floriano para capturar e exterminar os caramujos 3A folha orienta sobre as principais características dos bichos, como se reproduzem e alimentação, além das doenças que transmitem, sintomas do mal, controle dos caramujos, cuidados tomados na captura e outros. Uma frase se destaca no livreto: “Tomando esses cuidados você está se protegendo e evitando que o caramujo africano ameace a sua saúde”.

Veja também

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses