Ônibus escolar bate em barranco e outros atolam novamente em estrada barrenta a caminho do IFES Centro-Serrano
Publicado em 22/10/2024 às 13:33
Texto: Bruno Caetano / Fotos e vídeos: Divulgação
Em um intervalo de 24 horas, três incidentes envolvendo ônibus escolares de Domingos Martins e Marechal Floriano foram registrados em uma estrada de terra que conecta a ES-465 ao Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Centro-Serrano, em Caramuru, Santa Maria de Jetibá. Ontem (21), um ônibus derrapou e colidiu com um barranco, quebrando o vidro de uma das janelas e ferindo um aluno. Na manhã desta terça-feira, outros dois ônibus ficaram atolados na mesma via e um encostou em um barranco.
Segundo pais de alunos que estavam no veículo, o incidente ocorrido ontem aconteceu quando o ônibus escolar derrapou e colidiu levemente contra um barranco. O aluno Daniel Albani teve um leve ferimento no braço com estilhaços de vidros da janela do ônibus, após o impacto contra o barranco.
Evandro Albani, pai de Daniel, destacou a urgência de ações para resolver o problema da estrada. “As autoridades precisam agir rápido para sanar este problema o quanto antes. Não podemos esperar que aconteça uma tragédia para resolver a trafegabilidade desta estrada. A falta de pavimentação desta estrada não é apenas um transtorno; resolver isto é uma prioridade e é urgente, pois está colocando a vida dos estudantes e de todos que transitam nela em risco. Hoje, os ferimentos do meu filho foram superficiais, a camisa dele ficou suja de sangue, mas ele poderia ter perdido uma vista com os estilhaços de vidro da janela do ônibus, ou mesmo ter acontecido algo mais grave com ele ou com outros estudantes”, afirmou.
Fernanda Wolkers, mãe de um dos alunos que estavam no ônibus, expressou sua indignação com a situação da estrada. Segundo ela, é comum os ônibus deslizarem sem controle na lama. “É desesperador para nós, pais. Esse trajeto é extremamente perigoso. Algo precisa ser feito imediatamente. Não é possível que estejam esperando que aconteça algo mais grave para tomar providências”, afirmou. O trecho de estradas com lama fica nos municípios de Domingos Martins e de Santa Maria de Jetibá.
Veja abaixo o vídeo do ônibus escolar derrapando e passando rente a um barranco:
Hoje pela manhã, a redação do Montanhas Capixabas recebeu novos relatos de que outros dois ônibus atolaram na mesma estrada, gerando mais transtornos. Segundo os pais dos alunos, os estudantes ficaram presos no local e precisaram ser resgatados com a ajuda de um trator.
Assista abaixo o vídeo do ônibus sendo puxado pelo trator:
A falta de pavimentação da via tem gerado grande preocupação entre os pais dos estudantes, devido às suas condições precárias. Há 11 dias, outro ônibus que transportava alunos do IFES também atolou e estudantes precisam empurrar o veículo.
Veja abaixo o vídeo do perigo da estrada sem pavimentação em direção ao Ifes Centro-Serrano, colocando a vida dos alunos em risco:
A Prefeitura de Domingos Martins, em nota, informou que uma empresa foi convocada para o processo de licitação para a execução da obra de 2,6 km, da qual o município é responsável. Conforme a Prefeitura, toda a documentação foi apresentada e o processo está em análise jurídica. Com um parecer favorável, a contratação seguirá para homologação.
“O próximo passo é aguardar o parecer da Caixa Econômica Federal para a liberação da verba, proveniente de uma emenda parlamentar do Senado Federal. Assim que os recursos chegarem ao município, será dada a ordem de serviço para o início das obras”, afirma a nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O recurso destinado à obra, que soma cerca de R$ 4 milhões, foi obtido por meio de uma emenda parlamentar do senador Fabiano Contarato.
O restante da estrada será pavimentado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), por meio do programa Caminhos do Campo.
Na última semana, a Seag informou, por meio da assessoria de imprensa, que o projeto foi apresentado em uma reunião envolvendo a associação de pais de alunos, prefeitos de Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Santa Leopoldina, e o reitor do IFES, com o objetivo de pavimentar um trecho de cerca de sete quilômetros entre Melgaço, em Domingos Martins e o Ifes. “O projeto está em fase final de adequação e a licitação das obras será lançada nos próximos meses”, destacou.