Ônibus do Hemoes fará coleta de sangue em Afonso Cláudio
Publicado em 16/08/2022 às 15:46
No dia 30 de agosto a unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) estará em Afonso Cláudio, das 7h às 12h30, na sede do Cuba, no bairro da Grama, oportunizando aos Afonsoclaudenses a doação de sangue e a conscientização sobre a importância da doação. A vinda da unidade móvel é uma realização da Prefeitura de Afonso Cláudio, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemoes, e também objetiva aumentar o estoque de bolsas de sangue.
Para participar da ação, os doadores precisam realizar um pré-cadastro preenchendo um formulário, de 15 a 25 de agosto, no link https://forms.gle/bXAdPVURYGN2w5pS9. Com base nos dados fornecidos, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará entrando em contato com os doadores para agendar o horário.
O que preciso para ser doador de sangue?
- Pesar acima de 50kg;
- Ter entre 16 e 69 anos. Doadores com 16 e 17 anos somente mediante autorização formal do responsável legal – acesse www.saude.es.gov.br/doesangue. Para doadores entre 61 e 69 anos é necessário que a primeira doação tenha sido feita antes dos 61 anos;
- Estar bem de saúde;
- Ter dormido, pelo menos, 6 horas na noite anterior a doação e estar se sentindo bem;
- Não estar em jejum;
- Não ingerir alimentos gordurosos 4 horas antes da doação.
Como é o passo a passo da doação de sangue?
- Cadastro:
É necessário apresentar documento original e oficial de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, reservista ou passaporte), sendo aceita fotocópia autenticada do documento, desde que a foto e inscrição estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador. - Pré-triagem:
É realizado a verificação dos sinais vitais: pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca, peso, dosagem de hemoglobina. - Triagem clínica:
Entrevista individual e sigilosa sobre seu estado de saúde para verificar se a doação pode ser feita. Para sua segurança é importante que todas as perguntas sejam respondidas com sinceridade, clareza e honestidade. Neste momento, caso a doação possa ser feita o candidato assina o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Em caso de impedimento à doação, o candidato recebe orientações sobre o motivo e o tempo que deverá permanecer sem doar sangue. - Coleta de sangue:
A doação é feita através de punção com agulha em uma veia do braço, com material estéril e descartável. O volume de sangue coletado varia de 400 a 470ml e dura de 5 a 15 minutos. - Lanche:
O doador faz um lanche para repor os níveis de glicemia (açúcar) e hidratação, diminuindo os riscos de apresentar problemas durante ou após a doação. É fundamental que o doador permaneça no Hemoes pelo menos 15 minutos após o fim da doação.
O que acontece com o sangue doado?
Nas amostras coletadas são realizados exames para identificar: doença de Chagas, HIV, Hepatites B e C, Sífilis e o vírus T-linfotrópico humano (HTLV). O sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado) e transfundido nos pacientes que deles necessitam.
Todas as pessoas podem doar sangue?
Existem critérios que permitem ou impedem a doação de sangue, determinados pelo Ministério da Saúde, para proteger o doador e o paciente que recebe o sangue. Esses critérios podem impedir temporariamente ou definitivamente a doação.
Alguns exemplos de impedimentos temporários.
- Temperatura acima de 37°C.
- Gripe ou resfriado.
- Gravidez atual; até 90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana.
- Amamentação; até 1 ano após o parto.
- Anemia.
- Extração dentária: 7 dias.
- Tatuagem: 1 ano sem doar.
- Piercing na cavidade oral e/ ou região genital: 01 ano sem doar após a retirada.
- Situações de risco aumentado para doenças sexualmente transmissíveis: 12 meses.
- Outros esclarecimentos serão fornecidos durante a triagem clínica que precede a doação.
Alguns exemplos de impedimentos definitivos.
- AVC – Acidente vascular cerebral.
- Diabetes em uso de insulina.
- Doença grave de coração.
- Evidência clínica ou laboratorial de Hepatite B e/ou C, AIDS, Doença de Chagas, HTLV.
- Uso de drogas injetáveis.
Quando posso retornar para doar sangue?
- Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes em um período de 12 meses.
- Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes em um período de 12 meses.
Com informações da PMAC
Fonte: DiárioES