Ônibus do Hemoes fará cadastro para doação de medula óssea em Venda Nova

Publicado em 14/11/2018 às 11:12

Compartilhe

Diante da solidariedade dos moradores da Região Serrana e, em muitos casos, a impossibilidade de as pessoas se deslocarem até o hemocentro mais próximo, o ônibus do Hemoes estará em Venda Nova do Imigrante no dia 20 de novembro, entre 8h e 16h, para o cadastro de doadores de medula óssea. A mobilização foi por conta do estado de saúde do pequeno Rafael Belisário da Silva.

Ônibus do Hemoes fará cadastro para doação de medula óssea em Venda NovaA criança, que tem 1 ano e 4 meses, é moradora da Vila Betânea e sofre de uma doença rara, chamada aplasia medular, que altera o funcionamento da medula, a responsável pela produção de sangue. Quando essa produção é comprometida, há alterações e baixas de hemácias, plaquetas e leucócitos. A chance de cura de Rafael passa pelo transplante de medula.

Para fazer parte do grupo de doadores, é simples: basta ter entre 18 e 55 anos, bom estado de saúde, sem doenças infecciosas ou incapacitantes.

Com um documento com foto em mãos, vá até o hemocentro – no caso, o ônibus do Hemoes – mais próximo e diga que quer ser doador de medula óssea. Após preencher uma ficha com informações pessoais e assinar um termo de consentimento livre e esclarecido, será retirada uma amostra de sangue, cerca de 5 ml, para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA), que identificará a característica genética do doador.

As informações genéticas, bem como os dados cadastrais, são enviadas para o registro do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A partir de então, as informações passam a ser constantemente cruzadas com as de quem precisa de transplante. O voluntário recebe uma carteira de doador, com selo do Redome.

Apesar de existir esse banco nacional de doadores, não é tão simples encontrar alguém que seja compatível. Em média, a compadibilidade entre as células do doador e do receptor é de uma para cada cem mil.

Por isso, são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Compatibilidade

O doador só é acionado quando aparecer um paciente com a medula compatível. Por isso, é importante que alterações de telefone e endereço estejam atualizadas no cadastro do Redome. Em caso de compatibilidade, novos testes são feitos. Após os exames, se confirmada a compatibilidade, uma nova consulta é realizada ao doador para certificar se ele realmente deseja fazer a doação.

Serviço
Cadastro para Doação de Medula Óssea
Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman
Data: 20 de novembro de 2018
Horário: Entre 8h e 16h

*Com informações do Redome

Veja também

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses