Oficina de Páscoa atrai mulheres de Marechal Floriano

Publicado em 16/03/2018 às 11:24

Compartilhe

Produzir peças para ornamentar as próprias residências. Com este objetivo, dez mulheres da sede de Marechal Floriano são orientadas pela artesã Rosiane Ewald, moradora de Santa Isabel, Domingos Martins. As orientações acontecem no espaço interior da Casa de Cultura Clara Luíza Hulle Pereira, antiga estação ferroviária desta cidade.

O trabalho de Rosiane acontece duas vezes por semana e deixa aptas as pessoas interessadas no aprendizado artesanal. Atualmente, em acordo com a época do ano, Rosiane orienta oficinas de Páscoa. Os alunos orientados por ela acabam produzindo peças para ornamentar as próprias residências.

Oficina de Pascoa atrai mulheres de Marechal Floriano“Atualmente aqui na estação temos oito alunas que se empenham bastante para ter o aprendizado com boas condições, como é a nossa pretensão”, disse Rosiane. Ela informa que na atualidade, em virtude da época Pascal, são produzidos imagens de coelhos, guirlandas, enfeites para portas e cortinas.

“Se houver mais pretendentes em Marechal Floriano é só nos procurar e se inscrever neste local onde orientamos”. Ela informa que as oficinas são realizadas todas as terças e quintas-feiras das 8 horas às 9h30min e 13h30 às 15 horas. “O resultado deste trabalho sempre é levado para as casas dos alunos produtores”, informou a professora.

Rosiane lembra ainda que também em Marechal Floriano acontecem as oficinas semelhantes no Centro de Referência de Ação Social (CRAS) com dois encontros semanais para 24 alunos sob a sua orientação. Ela comenta que é servidora municipal da Secretaria de Ação Social.

Para a servidora Rosiana Loose, da Secretaria de Cultura e Turismo, o trabalho realizado pela artesã é impecável devido a sua capacidade e principalmente pela paciência com os alunos. “Ela tem um senso de profissionalismo para ensinar como poucos profissionais e os alunos trabalham sorridentes”, opinou.

Conclusão do projeto Páscoa Mágica

Oficina de Pascoa atrai mulheres de Marechal Floriano 3Enquanto a artesã orienta as mulheres florianenses, as servidoras municipais da Secretaria de Cultura e Turismo instalam os enfeites do Páscoa Mágica, em Marechal Floriano: centenas de imagens de coelhos de tamanhos diversos estão sendo postos nas árvores ao lado da antiga estação ferroviária, atual Casa de Cultura Clara Luíza Hulle Pereira.

O serviço de ornamentação pascal deverá ser concluído na tarde desta sexta-feira (16) pela equipe da municipalidade que trabalha há mais de duas semanas na produção dos enfeites. O encerramento, com a colocação de todas as imagens dos coelhos, deverá acontecer hoje por volta das 17 horas.

Oficina de Pascoa atrai mulheres de Marechal Floriano 4Para a secretária Gorete Gerhardt, o esforço para concluir este trabalho é de toda a equipe, que pretende ver o grande espaço escolhido para o projeto Páscoa Mágica. “Neste sábado (17) a população e os visitantes verão de perto o resultado do nosso trabalho”, disse.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido