Oficina da Planificação da Saúde é realizada em Marechal Floriano
Publicado em 15/02/2018 às 16:15
Dezenas de funcionários da área da Saúde de Marechal Floriano participaram da segunda oficina da Planificação da Atenção à Saúde, referente à Rede Cuidar. O encontro aconteceu nos dias 06 e 07 de fevereiro, no auditório do Centro de Agronegócios, em Santa Maria de Marechal.
A oficina foi dividida em duas turmas diferentes de trabalhadores da Saúde. O tema deste segundo encontro foi a Atenção Primária à Saúde. Foram realizados trabalhos em grupo, leitura de textos e apresentações (teatro, slides e cartazes) desenvolvidos por vários participantes. O tema sugerido na primeira oficina, para que fosse apresentado no segundo encontro foi “O Caminho Real da Gestante no Sistema de Saúde”.
A farmacêutica e facilitadora da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Patrícia Rolim Prates, explicou que o material usado na planificação da Saúde foi estruturado por Eugênio Vilaça, que fez os estudos junto com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Connass). Esse trabalho é realizado com base nas sugestões e solicitações da população, para que sejam desenvolvidas políticas para a reorganização da Saúde no Estado.
O secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Júnior Lovatti, esteve na abertura do encontro. Ele falou sobre a importância da participação de todos nas oficinas. “Este é o momento em que todos nós vamos construir e planejar, juntos, a Saúde de Marechal Floriano.”
As oficinas são desenvolvidas para que as pessoas entendam como funciona essa reorganização da Saúde no município e no Estado. Em Marechal Floriano, a unidade laboratório é a de Araguaia.
No dia 30 de janeiro, o processo de Planificação da Atenção à Saúde foi apresentado aos vereadores, na Câmara Municipal. Marcaram presença os vereadores César Ronchi, João Cabral, Diony Stein, Felipe Delpuppo e Ubaldino Saraiva.