Observação de aves vem a ganhando adeptos em Domingos Martins

Publicado em 18/07/2017 às 11:46

Compartilhe

As riquezas da fauna de Domingos Martins são um verdadeiro atrativo para olhar, mas você sabia que o município está no top cinco das cidades com mais espécies de aves catalogadas no Estado? A prática da observação destes animais vem se popularizando, ganhando adeptos e até mobilizando a criação de uma associação voltada para essa atividade.

A Associação de Observadores de Aves Martinense (Assoavem), que está em fase de formalização, tem como objetivo, além da observação das aves, aumentar o número de praticantes, divulgar as potencialidades naturais, contribuir para a preservação do meio ambiente e incrementar o agroecoturismo no município.

Atualmente, o município conta com quatro pessoas que fazem, de forma ativa, o trabalho de observação e catalogação das aves. Juntos, Leoderio Velten, José Nilo Machado Faria, Renata Matheus e Roberto de Oliveira Silva, possuem de 729 espécies catalogadas no site Wiki Aves.

observacao de aves 2

No portal, que é uma verdadeira enciclopédia do mundo das aves, o município de Domingos Martins aparece na quarta posição entre as cidades do Estado, com 332 espécies de aves catalogadas. Roberto de Oliveira Silva, que tem mais de 524 aves identificadas no site, explica como funciona o trabalho desde a observação.

“O registro é feito de duas maneiras: sonoro ou pela fotografia. A gente identifica, e quando temos alguma dificuldade, nós usamos livros. E se continuarmos tendo dificuldades, nós nos comunicamos nos grupos do Facebook, porque sempre tem algum observador que teve o contato com aquela ave, ou procuramos no site Wiki Aves. Neste portal, a catalogação é feita com precisão e com auxílio de moderadores”, conta Roberto.

Dentre os pássaros encontrados mais recentemente no município, o destaque fica para o Cyanoloxia brissonii, popularmente conhecido como Azulão. O grupo também está aberto para novos colaboradores ou para quem deseja enviar uma foto ou áudio de alguma ave que encontrou, como lembra Roberto.

“A pessoa pode entrar em contato pelo nosso Facebook, que já estamos criando, e mais para frente a ideia é ter um site. A partir disso, nós iremos mapeando a ocorrência de espécies encontradas no município, além de contribuirmos com outros pesquisadores”, informou Roberto.

PRÓXIMOS PASSOS – Após a criação oficial da associação, o grupo pretende se vincular ao Clube de Observadores de Aves do Espírito Santo (Coa), buscar parcerias com instituições públicas e privadas, além de desenvolver atividades para os participantes e também voltadas para a área escolar do município.

“Buscaremos parcerias com sitiantes e proprietários de pousadas e hotéis, para identificarmos as espécies existentes nos locais e divulgarmos nos grupos similares do Brasil, além de empreender parcerias públicas e privadas para realização de encontros, cursos, palestras e outras atividades que auxiliem na obtenção dos objetivos propostos”, ressalta Roberto.

Exposição durante feira do meio ambiente

O grupo também foi convidado para participar na 1ª Feira do Meio Ambiente, que foi realizada entre os dias 9 e 12 de junho, na sede de Domingos Martins. No total, a exposição “Avifauna Martinense” trouxe 80 fotos dos quatro participantes, que também interagiram com o público.

Um dos observadores que teve suas fotos expostas, Leoderio Velten, conta como aconteceu o convite para o grupo participar e como foi a receptividade do público. “Recebemos o convite da Secretária Municipal de Meio Ambiente e deu muito certo, principalmente pelo fato de o tema ser muito sugestivo, tanto que os visitantes queriam saber o local do registro das fotos, os hábitos das aves, o nível de incidência do Estado e o nível de ameaça destas espécies”, ressalta Leoderio.

A interação com o público também trouxe uma nova perspectiva para o trabalho da associação, que mesmo estando na fase inicial, despertou a curiosidade do público, durante os quatro dias da feira, como lembrou o também observador Roberto de Oliveira Silva.

“Nessas interações pudemos observar a curiosidade sobre a presença de algumas espécies no município, a existência de possíveis novos locais com a incidência de espécies ameaçadas de extinção, o interesse de novas pessoas em fazer parte do grupo de observação de aves de Domingos Martins e ainda a preocupação de vários sitiantes em plantar árvores frutíferas, bem como conservar áreas verdes existentes, fazendo com isso ambiente propício à manutenção e atração das aves”, ressaltou Roberto.

 

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2024-12-26 à(s) 11.10.02_3b1a4e35

Seminarista de Marechal Floriano será ordenado diácono na Catedral Metropolitana de Vitória

Conteúdo patrocinado / Foto: PMMF

Servidores da educação de Marechal Floriano receberam abono salarial de R$ 2 mil

WhatsApp Image 2024-12-20 at 12.18.12

O Governo do Estado destina 13 milhões para revitalizar a Rota dos Lagos, promovendo o desenvolvimento econômico de Venda Nova do Imigrante e Castelo

1110821-tanrg_abr_04032018_7161_1

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

49690

Avião com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025