Obra da maior estrutura de saneamento do Espírito Santo avança em Domingos Martins

Publicado em 20/10/2024 às 09:10

Compartilhe

barragemm capa

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Quase dois meses após o início das obras da Barragem dos Imigrantes, a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) informou que as atividades estão em plena execução. O projeto, que envolve um investimento de R$ 264,5 milhões, é considerado a maior obra de saneamento do Espírito Santo e está sendo realizada no braço norte do Rio Jucu, entre Domingos Martins e Viana, na altura do km 30 da BR-262.

A empresa responsável pela construção, a Contractor Engenharia, na primeira fase do projeto, mobiliza equipes para resgatar a fauna local, onde profissionais especializados capturam e realocam os animais da área, minimizando o impacto sobre a biodiversidade.

Nesta etapa, também, inclui a supressão vegetal, um processo controlado para desobstruir a área destinada à construção, visando preservar ao máximo a vegetação nativa. Além disso, é realizada a implantação do canteiro de obras, que abriga a equipe de trabalho, maquinário e materiais, com um planejamento que busca mitigar os impactos no ambiente circundante.

O presidente da Cesan, Munir Abud, ressaltou que estas ações são fundamentais para garantir a preservação ambiental antes do início da construção do barramento. “Esse cuidado é essencial para garantir que a obra atenda às demandas de saneamento, respeitando e protegendo a biodiversidade da região, além de promover uma gestão hídrica eficiente”, afirmou.

Outra etapa em andamento, segundo a diretora de engenharia ambiental da Cesan, Katia Côco, é a desapropriação de aproximadamente 70 áreas no local que será construído a barragem. “Estamos em contato direto com os proprietários. Embora alguns tenham optado por seguir o processo judicial, não há pendências nos acordos já firmados, e as atividades continuam conforme o planejado”, comentou.

A expectativa é que a obra, com conclusão prevista para agosto de 2026, beneficie diretamente mais de 1,1 milhão de habitantes em municípios como Vila Velha, Cariacica, Vitória e parte de Viana. Com a nova barragem, a Região Metropolitana ganhará uma segurança hídrica robusta, segundo a Cesan, capaz de garantir o abastecimento de água mesmo em períodos de até quatro meses sem chuvas.

VALORIZAÇÃO – Além de mitigar os riscos de desabastecimento, a barragem deve trazer impactos positivos na valorização imobiliária e no desenvolvimento do turismo local, conforme indicado por Abud. “Estamos falando de uma obra que vai transformar a paisagem e incrementar o turismo na região. A construção de um lago que será visível da rodovia deve atrair visitantes e investimentos”, afirmou o presidente da Cesan.

A barragem do Rio Jucu é parte de um conjunto de ações da Cesan para enfrentar os problemas históricos de escassez hídrica no estado. O presidente da companhia destacou que a construção é uma solução integrada, que também se complementa com a implementação de uma usina de dessalinização e a ampliação das estações de tratamento de água

Veja também

capa

Incêndio destrói veículo em Marechal Floriano

Imagem do WhatsApp de 2024-11-21 à(s) 14.55.21_f360412f

Fim de semana será com chuva em todo o Espírito Santo

beautiful-alternative-energy-plant-with-solar-panels

Governo do Estado lança licitação para locação de miniusinas solares

side-view-girl-getting-vaccinated

Unidades de saúde em Marechal Floriano realizam campanha de vacinação neste fim de semana

54132839110_6c32cd97f3_o

COP29: organizações sociais destacam lacunas nas regras de financiamento

Imagem do WhatsApp de 2024-11-21 à(s) 10.00.59_d61279e1

Finalistas do Prêmio de Cafés Especiais do Espírito Santo marcam presença na SIC 2024

acidente na br

Motorista fica presa às ferragens após carro cair em barranco na BR-262, em Marechal Floriano

assassinato em mf

Homem é assassinado a facadas em Marechal Floriano e polícia investiga o caso