GASTRONOMIA

Gastronomia

O primeiro fricassê a gente não esquece!

Publicado em 18/09/2018 às 11:25

Compartilhe

O primeiro fricassê a gente não esqueceO que preparar para aproveitar um peito de frango bem temperado e já assado? Bom, a resposta está no google, e eu fui lá procurar. Encontrei diversas opções: salada de maionese, coxinha, arroz de forno, croquetes, yakisoba, empadão, salpicão e outras mais…

Entretanto, a que despertou minha curiosidade, além das papilas gustativas, foi o fricassê, o qual nunca havia feito até então. É um prato “festivo”, digamos assim, bastante utilizado nas comemorações do Natal e do Ano Novo em muitos lugares deste no Brasil.

Comecei colocando o peito de frango inteiro, sem a pele, na panela de pressão, e o cobri de água. Deixei pegar pressão e, após uns cinco minutos, retirei a panela do fogo e deixei a pressão escapar. Escorri e guardei o caldo, tampei a panela novamente e a sacudi fortemente no ar por um bom tempo, com cuidado ao segurá-la já que estava bem quente: com uma mão e um pano no fundo e a outra mão pelo cabo.

Abri a panela e verifiquei que a carne estava totalmente desfiada. Então, aqueci uma colher de sopa de azeite em outra panela, refoguei um pouco de pasta caseira de cebola e alho, temperei com páprica defumada e lemon peper (um tempero à base de raspas da casca de limão e pimenta) e adicionei o frango desfiado, acrescentando um pouco do caldo guardado, para dar mais suculência, e corrigi o sal.

À parte bati no liquidificador duas latas de milho verde em conserva, sem o líquido, duas caixinhas de creme de leite (200 g cada) e um copinho de requeijão cremoso (também 200 g: eu utilizei um temperado com ervas finas…) e também corrigi o sal.

Untei com um pouco de azeite o fundo de uma assadeira de louça (30 cm x 20 cm x 5 cm de profundidade), espalhei o frango desfiado sobre ele e, com o creme de milho, cobri tudo. Salpiquei uma boa quantidade de queijo parmesão ralado grosso por cima e coloquei no forno pré-aquecido a 160º C, por mais ou menos 50 minutos, até gratinar e a superfície ficar crocante. Na hora de servir adicionei à cobertura uma camada de batata palha.

Saboreamos este fricassê na casa de amigos em Domingos Martins, no almoço de um sábado e, pelos comentários que escutei, todos apreciaram… E repetiram, o que é ótimo sinal! Acompanhamos com arroz branco e harmonizamos com um vinho tinto da uva pinot noir, minha preferida…

Conclusão: o primeiro fricassê a gente não esquece! Experimente prepará-lo! Simples, concordam? E saboroso!

Veja também

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas

detran

Detran|ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

estudante freepik

Espírito Santo alcança seu melhor desempenho na OBMEP 2024

Últimos artigos de Gastronomia

Sopa de letrinhas       

Arroz de costela bovina

Filé de peixe no forno   

Receita de Arroz a piemontese

Receita de Trouxinhas de mortadela, ricota e nozes