O G20 Saúde tem início nesta terça-feira (29), com discussões sobre mudanças climáticas, produção regional de insumos e saúde digital
Publicado em 29/10/2024 às 13:23
Foto: Freepik
O G20 Saúde tem início nesta terça-feira (29), focando em debates sobre mudanças climáticas, produção regional de insumos e saúde digital. A programação começa com a mesa “Combatendo a Desinformação em Saúde”, que apresentará um levantamento inédito do projeto Saúde com Ciência, de um ano, voltado a combater informações incorretas na área da saúde.
Entre os dias 29 e 31 de outubro, o Brasil sedia a Reunião de Ministros da Saúde do G20 no Rio de Janeiro. Sob a liderança brasileira, o GT de Saúde busca construir sistemas de saúde mais resilientes, priorizando quatro frentes: prevenção e resposta a pandemias, com ênfase na produção regional de medicamentos e vacinas; saúde digital para expansão da telessaúde e integração de dados; equidade na saúde; e os impactos das mudanças climáticas sobre a saúde.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca que uma das principais propostas para o G20 é a criação de uma coalizão para a produção regional de insumos estratégicos, fundamental para garantir o acesso equitativo a vacinas e medicamentos e promover inovações acessíveis.
Na quarta-feira (30), a ministra falará com a imprensa sobre saúde, mudanças climáticas e expectativas para a COP30. A programação da reunião inclui discussões sobre resistência antimicrobiana, telessaúde e a integração de dados de sistemas nacionais. Ao final, espera-se uma declaração ministerial que reforce o compromisso de adaptar políticas de saúde às mudanças climáticas, priorizando a produção com menores emissões e a reestruturação dos sistemas de saúde em áreas vulneráveis.
Fonte: Ministério da Saúde