O artesanato que se multiplica através de seus mestres

Publicado em 20/11/2021 às 12:42

Compartilhe

Artesanto-02

Fotos: Divulgação

O Espírito Santo é um estado repleto de belezas naturais, cultura e tradição. De suas famosas panelas de barro aos bibelôs feitos de conchas do mar, a tradição artística capixaba tem sido preservada de geração em geração, servindo como fonte de inspiração e renda para diversos capixabas. 

Inspirada pelas conchas, um dos símbolos da identidade capixaba, a artesã e artista plástica Giovana Barbosa hoje exporta suas peças para os Estados Unidos.  Aliando a técnica regional com os conhecimentos adquiridos em sua formação em Belas Artes, a artesã começou a desenvolver sua identidade e criar obras que misturam a tradição das conchas com diversos materiais. E dessa mistura surgiram obras como suas famosas bailarinas, que já estão no mercado há 18 anos.

“Meu foco era fazer com que as produções com conchas deslanchassem, saíssem daquela mesmice e se tornassem objetos de decoração”, conta. A combinação de sucesso fez com que o trabalho da artesã alcançasse não só o Brasil, mas também outros países, para onde suas obras são exportadas, mantendo viva a tradição, que é passada a diante por ela em cursos que ministra por todo o país.

Recolher conchas em um passeio pela praia foi o ponto de partida para a artesã Cristina Lauteman, que viu na flor de conchas que se formou em suas mãos a inspiração para sua arte. Porém, a identidade da artista só se tornou completa anos depois, quando em uma feira na cidade de Guarapari, descobriu a técnica de artesanato com escamas de peixe, que era ensinada por freiras a crianças carentes da região.

O trabalho da artesã, que une conchas e escamas de peixe, ultrapassou as fronteiras do estado e até mesmo do país, e sua técnica segue sendo difundida pelos mais de 100 alunos que já passaram por seu ateliê e através dos cursos que ministra pelo país.

Para o artesão Juarez Domingos, a paixão pela tecelagem vem de berço. Nascido em Barroso- MG, região conhecida pela tecelagem, o artesão cresceu ouvindo as histórias de sua mãe, que nutriam nele a paixão pela arte.

Há 26 anos no Espirito Santo e há 30 como artesão, Juarez preserva a técnica tradicional de tecelagem com tear e passando a tradição adiante por meio de seus filhos, sobrinhos e netos.

Giovana, Cristina e Juarez são três mestres artesãos que estão na ArteSanto 2021, feira que reúne mais de 500 expositores e 5000 peças, até amanhã (21/11), na Praça do Papa, em Vitória, com entrada gratuita.

SERVIÇO:

ArteSanto 2021 – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo

Entrada gratuita.

Quando: Até 21 de novembro

Horário de funcionamento:  Sábado e domingo: 10h às 22h

Local: Praça do Papa, Enseada do Suá – Vitória, ES.
Entrada Gratuita

Fonte: IÁ Comunicação

Veja também

intercâmbio

Intercâmbio tecnológico com Madagascar visa melhorar qualidade da pimenta-rosa capixaba

ELEIÇÕES (2)

Edu do Restaurante promete drone na agricultura e banheiro nas comunidades

fibra_gov-2

Rede de fibra óptica do Governo do Estado alcança a marca de 70 municípios atendidos

Esportes

Atleta capixaba conquista bronze em torneio internacional de taekwondo

UFRJ

Alunos de Afonso Cláudio participam de visita técnica no Rio de Janeiro

Pedra Bonita D2-4

Restaurante de Marechal Floriano concorre ao título de melhor restaurante a quilo do Brasil

Vports

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

ELEIÇÕES (1)

Felipe Del Puppo promete mercado municipal, rua de lazer e videomonitoramento