Música, dança, artesanato e muita comida: assim será a Noite Alemã em Santa Maria de Marechal

Publicado em 14/08/2017 às 17:59

Compartilhe

Música, grupos de dança, gastronomia alemã e muito chope gelado. Esses são os principais atrativos da 6° Noite Alemã, que será realizada no próximo sábado (19), a partir das 18 horas, no Salão Comunitário de Santa Maria de Marechal Floriano.

Nesta edição do evento, as atrações musicais são a Banda Pommerchor, Banda Pommern Mekas e Leandro Shaffel. Grupos de danças do município e também grupos convidados de outros municípios, farão apresentações durante toda a festa. A Noite Alemã também contará com exposição de Bauernmalerei – a Pintura Campestre Alemã – que é Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano.

A artesã Angela de Fátima Azevedo, moradora de Vila Velha, é uma das participantes assíduas da Noite Alemã junto com a sua família. “Nós participamos desde a primeira edição. O clima é bem gostoso, a gastronomia é deliciosa, chope gelado e muita alegria. Este ano vamos novamente”, disse.

Os convites para a Noite Alemã são limitados e custam R$ 70,00. O ingresso dá direito à mesa de entrada – com frios, salsichas, pães, queijo, entre outras delícias – além do jantar, com cardápio típico alemão. As bebidas, incluindo o tradicional chope gelado, serão vendidas no local da festa. O evento é uma realização dos grupos de Dança Kindertanz e Grünes Tal e tem o apoio da Prefeitura de Marechal Floriano.

Tradições e preservação

Com forte influência das culturas imigrantes no município, o objetivo da Noite Alemã e preservar, resgatar e difundir as tradições alemãs, trazidas para Marechal Floriano desde 1889 da Alemanha.

Noite Alemã 2

Margareth Krohling, integrante da organização da Noite Alemã, destaca que essa festa é uma reunião das famílias descendentes. “As famílias se envolvem antes, durante e depois do evento. Já estamos fazendo o sauerkraut (chucrute). Além disso, no cardápio também terá joelho de porco defumado, carré suíno, salsichas e linguiças, pães e queijos, knodel (bolinhos cozidos feitos com pães, ovos, bacon, linguiça e especiarias), as tradicionais tortas de maçã e muito chope gelado”, disse.

Para a secretária de Cultura e Turismo de Marechal Floriano, Maria Goretti Pereira Pinto, a Noite Alemã movimenta a economia do município, fortalece o agroturismo, a rede hoteleira e pequenos empreendimentos.

“A Noite Alemã mantém viva as tradições do nosso município, fundamental para a nossa identidade cultural. Além disso, ela movimenta a nossa economia e gera renda para os pequenos empreendimentos. A Prefeitura fornece toda a estrutura da festa e ajuda na divulgação por saber a importância dela para o município. Estamos juntos com a comunidade de Santa Maria”, afirmou a secretária.

Veja também

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses