Municípios receberão 73 médicos para formação na atenção primária à saúde

Publicado em 10/04/2025 às 11:12

Compartilhe

Capa-32

Os municípios capixabas vão receber, até o início de maio, 73 médicos para a formação em Saúde da Família ofertada pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), selecionou profissionais para o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). 

A adesão ocorreu nessa segunda-feira (7), no auditório da Sesa, em Vitória, e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann; do diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro; e da coordenadora do Provimento e Fixação de Profissionais, Maiara Baratela, que integra o Qualifica-APS. 

“Um dos principais programas do ICEPi é o Qualifica-APS. Com ele, conseguimos tirar o Espírito Santo de uma das piores coberturas em Estratégia Saúde da Família (ESF) para uma das melhores do Brasil. É um programa que se mostrou um absoluto sucesso e sabemos da importância da Atenção Primária à Saúde (APS)”, destacou Tyago Hoffman. 

“A APS se desenvolve com um processo de formação, de repensar e reorientar a atuação profissional. Os municípios que têm profissionais em formação pelo Qualifica-APS apresentam uma melhora de indicadores em 30%. É uma parceria importante com os municípios, já que a Atenção Primária é de característica municipal, mas tem o apoio do Estado para conduzir e organizar uma política pública”, afirmou Fabiano Ribeiro.

A atuação dos profissionais de saúde será distribuída entre as regiões de saúde do Estado, com a realização da formação em serviço em 23 municípios: Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guarapari, Itarana, Jaguaré, Mimoso do Sul, Montanha, Pinheiros, Piúma, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, Viana, Vila Velha e Vitória. 

“O programa está em 69 dos 78 municípios capixabas e é uma gestão bipartite entre ICEPi e gestores municipais. Além de médicos, temos também enfermeiros e cirurgiões-dentistas, Equipes Multiprofissionais Ampliadas e Consultório na Rua”, enfatizou a coordenadora do Provimento e Fixação de Profissionais, Maiara Baratela. 

A duração da formação será de quatro anos, com carga horária semanal composta de 32 horas de atividades práticas e oito horas de atividades teórico e/ou teórico-práticas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

reunião semobi e setur foto Tayson Felix

Governo apresenta projeto do Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas à comunidade de Alto Caxixe

WhatsApp-Image-2025-04-17-at-10.53.21-(2)

Governo do Estado anuncia nova forma de pagamento no Aquaviário e viagens extras durante a Festa da Penha

WhatsApp Image 2025-04-16 at 22.04.48 (1)

6ª Companhia Independente realiza formatura do I Nivelamento da Força Tática em Domingos Martins

WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.08.52

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no Espírito Santo

palacio-anchieta-helio-filho-secom-2

Governo anuncia reajustes no salário e no valor do auxílio alimentação dos servidores do Executivo Estadual

Imagem do WhatsApp de 2025-04-17 à(s) 06.37.46_37936dd9

Estudante de Domingos Martins vence Copa Estadual de Xadrez

capa

Homem acusado de mais de 15 crimes é preso em Marechal Floriano

CAPA

Galeria com risco de queda preocupa moradores em Domingos Martins