Municípios mostram riqueza cultural e da biodiversidade na Ruraltures em Venda Nova

Publicado em 26/11/2021 às 09:32

Compartilhe

Municipios-mostram-riqueza-cultural-e-da-biodiversidade-na-Ruraltures-em-Venda-Nova

Texto: Rádio FMZ / Foto: Divulgação

A Ruraltures 2021 já começou nessa quinta-feira (25) e vai até o próximo domingo (28), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante. Com o tema “Turismo de Experiências”, a faira oferece uma grande diversidade de espaços e ambientes, além de praça de alimentação e apresentações culturais. 

Os município que compõem a região turística das Montanhas Capixabas apresentam suas potencialidades e o que há de melhor em cada cidade. Confira o que você encontrará nos stands:

Afonso Cláudio- A ideia do município é levar seus maiores potenciais. É a Capital Estadual do Queijo (mais de 300 produtores de 16 diferentes etnias), conhecido pelos cafés especiais (entre os melhores do país, com várias premiações) e também a Capital da Biodiversidade, com destaque para a Observação de Aves (cerca de 370 espécies catalogadas). Além disso, destinos como a Rota do Empoçado e os Três Pontões estarão em destaque.

Brejetuba- O destaque serão os cafés especiais produzidos no município.

Castelo- O público vai conhecer os cafés especiais e cachaças produzidos no município, além de produtores de flores, cactos, suculentas e rosa do deserto da região do Forno Grande.

Conceição do Castelo- A grande aposta será a divulgação do Vale do Emboque.

Domingos Martins- O município com forte herança da imigração europeia, em especial alemães, pomeranos e italianos, vai levar grupos de dança, artesanato, além de divulgar as rotas e circuitos turísticos e o famoso “Brilho de Natal”.

Laranja da Terra- Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, o espaço será decorado com flores produzidas no município, artigos e produtos da cultura pomerana, artesanato de fibra de bananeira e móveis rústicos. No stand, também estarão presentes representantes das culturas afro e pomerana.

Marechal Floriano- O stand vai divulgar o Zoo Park da Montanha, o Circuito Vale do Verde, o famoso “Arroz de Marechal”, além das orquídeas e dos cafés especiais.

Vargem Alta- Vai mostrar o movimento quilombola da comunidade de Pedra Branca (região onde foi extraído, na década de 1950, um dos primeiros blocos de mármore do município), com destaque para o artesanato de tambores e caxambu; além de amostras da agroindústria local. Outra temática do stand serão as reservas ambientais do município (Águia Branca- conhecida pela incidência da saíra-apunhalada; Parque Municipal da Cachoeira do Caiado, RPPM Vale da Serra e Área de Conservação do Frade e da Freira- 70% pertence a Vargem Alta).

Venda Nova do Imigrante- O município anfitrião contará com dois stands, sendo um deles com uma casa típica do imigrante italiano cenográfica. O espaço vai dar destaque a alguns produtos do agroturismo local, a exemplo do socol, linguiças e massas, onde o público poderá conhecer um pouco da história e das tradições. Além da presença dos empreendedores de Venda Nova e de representantes das principais festas, a grande novidade será o mapa em “touch screen” com informações turísticas do município e a divulgação da mais nova rota, a dos Lagos.

Veja também

saude-29-07-ft-gov-es-hemoes

HEMOES alerta sobre queda no estoque de sangues A, B e O negativos 

politica-29-07-foto-Divulgacao-TSE-cadeirante

Voz criada por IA fará parte do atendimento inclusivo nas eleições municipais de 2024

esporte-29-07-Wander-Roberto-Time-Brasil

Brasil vence o Quênia em estreia no vôlei feminino em Paris

policia-29-07-ft-gov-es

Fiscalização autua transporte sem documentação fiscal em R$ 20,4 mil

Inclusao-Digital

Marechal Floriano inaugura Ponto de Inclusão Digital para acesso ao judiciário

noite-alema-1

Noite Alemã em Marechal Floriano terá gastronomia e encontro nacional de grupos de danças

Festa-do-Morango

Um banquete de sabores com morangos nas montanhas

200-celulares

Mais de 200 celulares são recuperados na primeira etapa do Projeto Recupera