Municípios da região de montanhas participam da 5ª Oficina de Planificação

Publicado em 18/07/2018 às 11:00

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta segunda (16) e segue até sexta-feira (20), junto com 14 municípios da Região Metropolitana de Saúde, em sua maioria, da região de montanhas, a 5ª Oficina de Planificação da Atenção Primária à Saúde (APS). Os municípios participantes são Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

O tema a ser trabalhado nesta quinta oficina é Assistência Farmacêutica e Apoio Diagnóstico. Segundo a coordenadora da Planificação da Atenção à Saúde na Região Metropolitana de Saúde, Ana Laurita Nunes Maia, a assistência farmacêutica é um elemento essencial no planejamento de saúde porque engloba desde a programação da compra de medicamentos até o atendimento ao usuário dos serviços de saúde. “Uma assistência farmacêutica eficiente proporciona mais efetividade no tratamento do cidadão, melhora a qualidade de vida da população e, inclusive, reduz custo para os municípios”, explica. 

Municípios da região de montanhas participam da 5ª Oficina de Planificação 3Fazem parte do público-alvo das oficinas de planificação todos os profissionais de saúde pública dos municípios, desde os profissionais que atuam na recepção, na segurança, motoristas, até médicos, enfermeiros, farmacêuticos, profissionais de vigilância em saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias.

Ana Laurita explica que o público-alvo é tão amplo porque todos esses profissionais precisam entender a lógica de atendimento, tanto para se envolver no processo de reorganização do modelo de atendimento quanto para desempenhar seu trabalho de maneira eficaz no dia a dia. “Desde a primeira oficina, que trata de Redes de Atenção à Saúde, até a última, cujo tema é o monitoramento e a avaliação na Atenção Primária, a planificação aborda assuntos que quem atende o usuário precisa entender. Por exemplo, quem agenda as consultas e exames precisa compreender o fluxo de atendimento, quem limpa precisa saber que a limpeza numa unidade de saúde é diferente da de uma limpeza doméstica”, exemplificou.

As oficinas de planificação da atenção à saúde são seis, no total, e acontecerão na Região Metropolitana de Saúde até o mês de outubro, quando haverá o encerramento com a participação do consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Eugênio Vilaça Mendes. A data, segundo Ana Laurita, foi repactuada com os municípios por meio da Comissão Intergestores Regional (CIR), uma instância de cogestão, da qual participam os secretários municipais de saúde. A 5ª Oficina de Planificação da APS na Região Metropolitana de Saúde continua na semana que vai do dia 30 de julho ao dia 03 de agosto, com a participação dos municípios de Cariacica, Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória e Serra.

Municípios da região de montanhas participam da 5ª Oficina de PlanificaçãoObjetivo da planificação

A planificação da atenção à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar.

A oficina

A abertura da quinta oficina aconteceu nesta segunda-feira (16), no auditório da faculdade Multivix, em Vitória, e contou com a equipe da Superintendência da Secretaria de Estado da Saúde na Região Metropolitana de Saúde, além de representação do Conass e do nível central da Sesa. Também participaram do evento os coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde, as referências municipais da planificação e facilitadores municipais das oficinas de planificação.

Nesta terça (17) e na quarta-feira (18), serão realizadas oficinas em cada um dos municípios participantes, conduzidas por facilitadores da Sesa e dos próprios municípios. Estas oficinas acontecem em dois dias para que os municípios possam dividir em turmas os profissionais que trabalham nos serviços de saúde, de forma que as unidades não fiquem desassistidas.

Já na quinta-feira (19), os profissionais dos 14 municípios, divididos em grupos, vão realizar atividades nas unidades laboratórios dos municípios de Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. Quando vão para a unidade laboratório, os profissionais recebem tutoria. O tutor é o profissional que vai desenvolver adequações no processo de trabalho da unidade, conforme um cronograma previamente estabelecido e de acordo com a necessidade de cada unidade percebida pelos profissionais. A unidade laboratório do município polo é um local onde acontece a tutoria na semana de planificação. É lá onde os profissionais vão aprender o processo.

A semana de atividades se encerra na sexta-feira (20), com a reunião do grupo condutor da planificação, que faz uma avaliação da semana de atividades.

Programação

18/07, quarta-feira: oficinas municipais, realizadas em cada município participante.
19/07, quinta-feira: tutoria nas unidades laboratório de Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.
20/07, sexta-feira: reunião do grupo condutor, na Superintendência Regional de Saúde de Vitória.

Veja também

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas