Municípios contabilizam danos e prejuízos causados pelas chuvas
Publicado em 18/01/2020 às 18:20
Diversos municípios do Sul e da Região Serrana do Estado começam a contabilizar os danos e prejuízos causados pela chuva que atingiu a região durante a noite de ontem (17), e madrugada de hoje (18). Iconha, Alfredo Chaves e Vargem Alta foram as cidades mais atingidas. De acordo com o governador Renato Casagrande, até o momento três mortes foram confirmadas em decorrência das chuvas.
ICONHA – O município de Iconha foi um do mais prejudicados pelas chuvas. Na manhã deste sábado (18), o governador Renato Casagrande esteve no município acompanhado de representantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual para orientar e iniciar os trabalhos de reconstrução do município e atendimento à população.
Até o momento, uma morte foi confirmada no município na comunidade de Bom Destino. As ruas na cidade estão repletas de lama, detritos e carros danificados. A situação em Iconha é considerada de calamidade pública.
VARGEM ALTA – Vários moradores estão isolados por causa de queda de uma ponte na comunidade de Taquarussu. Também foram registrados alagamentos nas comunidades de Capivara, Vargem grande, São José de Fruteiras, Centro, Jaciquá, Córrego Alto e Richmond.
Houve quedas de barreiras ao longo da Rodovia ES-164, que liga Cachoeiro de Itapemirim à BR-262, com vários pontos de interdições. A desobstrução só poderá ser feita após a chegada do maquinário para efetuar a limpeza da pista.
Foram registradas 77 ocorrências vinculadas às chuvas junto ao Corpo de Bombeiros, como queda de barreiras, de árvores e alagamentos. Choveu aproximadamente 180 milímetros nas últimas 12 horas em Vargem Alta.
ALFREDO CHAVES – Três vítimas fatais já foram confirmadas pela Prefeitura. Um casal de idosos morreu soterrado no bairro Cachoeirinha e um morador na localidade de Recreio. Há pessoas desalojadas e desabrigadas no município. Em algumas ruas a água ainda não baixou e moradores não conseguem sair de casa.
Várias barreiras caíram na Rodovia ES-146, bloqueando o acesso à sede do município. Equipes e maquinas das prefeituras de Domingos Martins e Marechal Floriano atuam na desobstrução da via.
Em São Bento de Urânia, interior do município, o rios e córregos que cortam o distrito inundaram ruas, atingindo comércios e residências. Também há estradas interditadas devido a queda de barreiras.
De acordo com a secretaria de Saúde municipal, um morador ficou gravemente ferido após a casa ficar soterrada e aguardava a transferência por meio de um helicóptero da Polícia Militar. Há moradores ilhados que só conseguem sair das casas com auxílio de barcos. Assim como Iconha, o município vive um caos na manhã deste sábado (18).
CASTELO – Em Castelo, diversas barreiras caíram na zona rural. De acordo com os bombeiros, uma casa ficou parcialmente destruída e uma família desalojada. Todas as demandas foram atendidas pela Defesa Civil local.
RIO NOVO DO SUL – Alagamentos registrados no bairro Cachoeirinha com um casal de idosos ainda aguardando sua retirada e uma família desalojada no distrito de princesa. Por volta das 10 horas de hoje, o Corpo de Bombeiros deslocou uma equipe para o atendimento da ocorrência.
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – Foram registrados alagamentos no distrito de São Vicente e Soturno e queda de barreiras na ES-164 com interdições totais. Por volta de 3 horas da madrugada, houve o desabamento de uma casa no bairro Nossa Senhora Aparecida, com cinco vítimas não fatais, todas atendidas e encaminhadas para a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Infantil. O local foi isolado.