Multidão católica participa de celebração e procissão de Corpus Christi em Marechal Floriano
Publicado em 20/06/2019 às 16:43
Mais de dois mil católicos participaram no fim da manhã desta quinta-feira (20) da programação deste “Dia Santo de Corpus Christi” iniciado com a celebração de uma missa no Ginásio de Esportes Paulo Antônio Lorenzoni, pelo pároco Marcos com o apoio de outro padre, ministros da Igreja Católica de Sant’Anna, acólitos e leitores.
Após duas horas de celebração aconteceu a tradicional procissão religiosa entre a quadra esportiva e a Igreja de Sant‘Anna, com os padres e demais colaboradores oficiais, além dos católicos das 13 comunidades de Sant’Anna, caminhando sobre ao lado do tapete de 550 metros, montado com serragem, flores, imagens sagradas e quadros e outros meios utilizados.
O tapete foi considerado novamente pelos moradores e participantes do encontro religioso como uma verdadeira obra de arte para lembrar o Dia de Corpus Christi, em Marechal Floriano. A primeira parada da procissão foi em frente à antiga estação ferroviária, atual Casa Cultural Clara Luíza. Houve mais duas paradas para orações até a chegada à Matriz de Sant’Anna.
Moradores da sede e visitantes da cidade de Marechal Floriano ficaram impressionados com a riqueza de detalhes no tapete no piso da rua, e acima de tudo com o senso de colaboração dos católicos das comunidades pertencentes à Paróquia de Sant’Anna que não cruzaram os braços diante do trabalho noturno e deram total apoio.
Para o comerciário de equipamentos médicos César Teixeira, o município de Marechal Floriano passa por um período de crescimento através de uma modificação completa no modo de agir da população. “Isso que vemos hoje nada mais é que um exemplo de religiosidade, carinho e ainda uma maneira de atrair famílias”.
O motorista do transporte escolar Gerson Vargas achou a ação admirável desde a montagem dos tapetes durante toda a noite, a celebração e até o retorno via procissão pelas ruas da cidade. “Foi mostrada a sabedoria e a disposição dos que montaram o tapete e dos que vieram apreciá-lo e também participar da missa e da procissão”.
“Estão lindos os tapetes onde o capricho se excedeu e a programação religiosa cobriu tudo com excelência”. A afirmação é do comerciante Adair Vargas, que esteve na rua pela manhã e ficou admirado com tudo que viu. “Um espetáculo digno do nosso Marechal Floriano”, disse.
O empresário Martinho Trarbach, afirmou que a atitude inovadora predominou na confecção dos tapetes, mas não houve abusos de gastos e muito menos desrespeito à natureza. “Hoje tivemos mais uma prova da excelência católica de Marechal Floriano com o respeito em uma celebração maravilhosa na quadra e nada menos que isso, o retorno à igreja para concluir os trabalhos religiosos merecidos”.
Jeferson Silva, de Guarapari, disse que a vinda em Marechal Floriano nesse dia Corpus Christi foi extremamente valorosa, já que a confecção dos tapetes mostrou que vale a pena não medir os esforços, principalmente durante as intempéries da natureza. “O frio demasiado não interferiu na qualidade do trabalho que ficou lindo demais”.