Mulheres representam 19% da força de trabalho no campo, segundo IBGE
Publicado em 05/05/2019 às 10:51
O agronegócio ainda é um setor com presença predominantemente masculina, mas com o passar dos anos esse cenário tem passado por mudanças. Aos poucos, a presença da mulher no campo ganha espaço e elas se mostram cada vez mais capacitadas para atuar no mercado.
Dados divulgados pelo Censo Agropecuário 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que das mais de 15 milhões de pessoas que atuam no campo, 19% são mulheres. Na mesma pesquisa, de cada 10 chefes de fazenda, pelo menos dois cargos têm no comando o público feminino.
“Os números não negam. As mulheres estão cada vez mais presentes no agronegócio exercendo funções estratégicas e são responsáveis pela tomada de decisões que impactam diretamente o setor no Brasil”, afirma a Show Manager do CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, Renata Camargo. O evento pretende reunir mulheres do agro de todo o Brasil e será realizado nos dias 08 e 09 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).
O Congresso, que está em sua 4ª edição, é um ambiente aberto para debate e troca de informações entre mulheres que atuam diretamente no setor e pretende lançar um olhar mais aprofundado para os desafios das cadeias produtivas do país, promovendo discussões que possam gerar ações concretas.
{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}
“Uma das tendências para o futuro do setor agropecuário brasileiro é a maior participação de mulheres na gestão das propriedades rurais. Esse é um movimento sem volta, e que está alinhado com o compromisso do Brasil em atingir os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, principalmente o número 5, relativo à Igualdade de Gênero e Empoderamento Econômico de Mulheres. Para assumir essa posição com segurança e obter êxito é fundamental estar preparada. E é exatamente isso que o CNMA oferece: informações técnicas de qualidade e oportunidades de negócios”, destaca a Superintendente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – CNA, Lígia Dutra.
“Cada vez mais as mulheres têm conquistado espaços importantes na sociedade. Na John Deere prezamos e incentivamos a igualdade entre os gêneros, já que é por meio da diversidade que surgem as ideias inovadoras. Por isso, acreditamos na importância de apoiar eventos como o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que abrem espaços para a discussão da relevância feminina para o campo”, enfatiza o Presidente/Vice-presidente de Marketing e Vendas – América Latina da John Deere, Paulo Herrmann. A empresa é uma das patrocinadoras do evento.
As inscrições podem ser feitas pelo site do evento: www.mulheresdoagro.com.br.