Mudança no ICMS de combustíveis deve pressionar preço após ano eleitoral

Publicado em 14/10/2021 às 12:51

Compartilhe

100406


source
Isso porque o modelo prevê como referência os preços da gasolina de anos anteriores, no caso, 2019 e 2020.
Sophia Bernardes

Isso porque o modelo prevê como referência os preços da gasolina de anos anteriores, no caso, 2019 e 2020.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto que muda a cobrança do ICMS sobre os combustíveis. Segundo o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que abraçou o projeto, o objetivo é reduzir a pressão dos reajustes da gasolina e do diesel no preço final das bombas.  

Num primeiro momento, a nova sistemática de cobrança do ICMS pode trazer alívio para os preços já em 2022, ano de corrida eleitoral. Isso porque o modelo prevê como referência os preços da gasolina de anos anteriores – no caso, 2019 e 2020. 

Mas, se no futuro houver uma queda do petróleo no mercado internacional ou da cotação do dólar, ou ainda se um novo governo decidir alterar a política de preços da Petrobras, a nova sistemática do ICMS manteria o imposto e o valor final do combustível nas bombas artificialmente mais elevado em 2023.  

O projeto agora segue para o Senado, onde deve encontrar resistências para a sua aprovação. Muitos governadores temem perder arrecadação. 

Entenda, abaixo, como é hoje a cobrança do ICMS nos combustíveis e como poderá ficar se o projeto aprovado na Câmara tiver o aval também do Senado. 

Como é cobrado o ICMS hoje  Em percentuais 

O ICMS hoje é uma alíquota em percentuais. Quando o preço da gasolina na refinaria sobe, a arrecadação também sobe, porque o valor recolhido é calculado em percentuais. Quando o preço cai, o valor arrecadado também diminui. 

Cada estado fixa sua alíquota. No caso da gasolina, esse percentual varia entre 25% (em São Paulo e outros seis estados) e 34% (Rio de Janeiro)

 Preço de referência 

A alíquota em percentuais, porém, não incide sobre o valor na bomba nem sobre o preço nas refinarias. O ICMS é calculado com base num valor de referência, chamado de Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF).  

Leia Também

Isso ocorre devido à complexidade do sistema tributário brasileiro. Por lei, o ICMS é recolhido pelo modelo de “substituição tributária”, pelo qual todo o tributo devido ao longo da cadeia produtiva precisa ser cobrado logo no início do percurso, ou seja, nas refinarias.  

Como não é possível saber, de largada, qual será o valor final do combustível para calcular o imposto, foi criada essa sistemática de preço médio ponderado (PMPF). 

Prazos 

Cada estado faz seus próprios estudos para definir O PMPF, que é atualizado a cada 15 dias. E é sobre esta “tabela” que incide o ICMS.  

Quando sobe o preço da vida real, aquele que é praticado nas bombas, automaticamente sobe o PMPF, e a base de arrecadação do ICMS aumenta.

Como ficará o ICMS pela proposta da Câmara Valores fixos

Em vez de ser uma alíquota em percentual, o ICMS passará a ser cobrado em um valor fixo em reais. Assim como ocorre hoje com os percentuais do ICMS, cada estado poderá fixar o valor em reais a ser cobrado.  

Prazos 

O preço de referência para cálculo do ICMS, que hoje é atualizado pelos estados a cada 15 dias, passaria a vigorar por 12 meses.  

Haverá ainda um teto para a alíquota do ICMS. Esta não poderá ser superior ao que foi cobrado nos dois anos anteriores. 

Veja também

Alfredo Chaves estrada quintino

Moradores cobram pavimentação de estrada prometida há 10 anos em Alfredo Chaves

politica-06-08-ft-Julio-Huber-Pedra-Azul

Sete governadores estarão em Pedra Azul para o encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste

politica-06-08-Foto-Helio-Filho-Secom

Governo lança fundo de aval para facilitar acesso ao crédito a donos de pequenos negócios

geral-06-08-EDP_ES-foto-divulgacao-2

Clientes terão redução da tarifa de energia elétrica no Espírito Santo

capa-coluna-vida-saudavel

Inverno x alergias: cuidados redobrados com a limpeza dos brinquedos das crianças

saude-06-08-ft-alfa-comunicacao-palestra-gestantes

Curso gratuito para gestantes terá turmas em Santa Maria de Jetibá

agro-06-08-ft-gov-es-plantacao

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Defesa Agropecuária do Espírito Santo

saude-06-08-ft-gov-es-musica-himaba

Projeto de musicalização leva cultura e diversão às crianças internadas no Himaba