Motorista e dono de caminhão que causou acidente que matou membros de grupo de dança são condenados
Publicado em 08/11/2024 às 08:03
Texto: Bruno Caetano e Julio Huber / Fotos: Divulgação
Após sete anos de espera e dois adiamentos, foi realizado ontem (08) o julgamento pelos acusados de serem os responsáveis pelo trágico acidente que matou nove integrantes do grupo de danças folclóricas Bergfreunde, de Domingos Martins, além de outras duas pessoas. Outras nove pessoas ficaram feridas.
O julgamento ocorreu no Fórum de Mimoso do Sul, município onde ocorreu a tragédia, e terminou perto de meia noite de ontem. O motorista do caminhão responsável por causar o acidente, Wesley Rainha Cardoso, foi condenado pelo Tribunal do Juri a 15 anos de prisão, em regime fechado. O proprietário do caminhão, Marcelo José de Souza, foi condenado a dois anos e três meses de prisão em regime aberto.
A tragédia aconteceu em 10 de setembro de 2017, no km 450 da BR-101, em Mimoso do Sul, quando o micro-ônibus do grupo folclórico alemão Bergfreunde, de Domingos Martins, se envolveu no acidente com dois caminhões e um Ford Ka. As vítimas retornavam de uma apresentação em Juiz de Fora (MG).
Inicialmente previsto para maio deste ano, o julgamento foi remarcado devido ao estado de calamidade em Mimoso do Sul após fortes chuvas. Posteriormente, uma nova data foi estabelecida para outubro, mas, novamente, precisou ser adiado, após a advogada de um dos réus ter se afastado por questões de saúde.
Na manhã de ontem, familiares das vítimas, moradores de Domingos Martins, compareceram cedo ao fórum com cartazes exigindo justiça. Eles buscavam respostas pela perda de nove integrantes do grupo de dança, além do motorista e do filho de uma das vítimas, todos ocupantes do micro-ônibus, que transportava 20 pessoas. Dentre os sobreviventes, três sofreram lesões graves, duas tiveram ferimentos leves e quatro saíram ilesas.
Denúncia e acusações
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) denunciou Wesley Rainha Cardoso por 11 homicídios dolosos e nove tentativas de homicídio, com a acusação de imprudência ao volante. Segundo a investigação, ele conduzia o caminhão a 87 km/h, acima do limite de 80 km/h, transportando uma carga de rochas ornamentais para a qual não possuía permissão e que estava possivelmente acima do peso regulamentar.
Marcelo José de Souza, proprietário do caminhão, enfrentou acusações de homicídio culposo (11 vezes) e lesão corporal culposa (nove vezes). De acordo com o MPES, Marcelo é acusado de negligência ao contratar um motorista despreparado e permitir o uso de um veículo inadequado para o transporte das rochas ornamentais.
Relembre o caso
O acidente ocorreu em 10 de setembro de 2017, na BR-101, km 450, em Mimoso do Sul, e envolveu dois caminhões, um Ford Ka e um micro-ônibus que transportava o grupo de dança. O grupo, composto por integrantes com idades entre 16 e 42 anos, retornava de uma apresentação em Juiz de Fora (MG) quando a tragédia aconteceu.
O micro-ônibus levava 20 pessoas no total e havia participado da 23ª edição da Deutsches Fest, antes de seguir para cidade natal. Nove membros do grupo de dança, mais o motorista e o filho de uma das vítimas, faleceram. Entre os outros passageiros, três sofreram lesões graves, duas pessoas tiveram ferimentos leves e quatro saíram ilesas.
VEJA ALGUMAS REPORTAGENS SOBRE O ACIDENTE PUBLICADO PELO MONTANHAS CAPIXABAS
Tragédia com o grupo Bergfreunde de Domingos Martins na BR 101 deixa 11 mortos
Polícia divulga nomes das 11 pessoas de Domingos Martins mortas em acidente
Vídeos mostram acidente que matou 11 pessoas de Domingos Martins
Grupos de dança prestam homenagem às vítimas do acidente com o Grupo Bergfreunde
Missa emociona parentes de vítimas do acidente com o grupo Bergfreunde
Serão enterrados nesta sexta-feira os integrantes do grupo Bergfreunde
Um ano depois do acidente, Grupo Bergfreunde recebe homenagem em Juiz de Fora
Sobreviventes do acidente com grupo de danças de Domingos Martins são ouvidos
Familiares e amigos das vítimas de acidente promovem minuto de silêncio
Caminhada lembra dois anos do acidente do grupo folclórico de Domingos Martins
Grupo Bergfreunde: não foi acidente, mataram sonhos – BPM#11
Monumento em homenagens às vítimas do grupo Bergfreunde é inaugurado na Praça de Domingos Martins
Parentes e amigos de grupo folclórico de Domingos Martins fazem manifestação e pedem por justiça