Motociclistas participam do dia D contra o câncer de mama em Afonso Cláudio
Publicado em 28/10/2017 às 09:55
A Secretaria de Saúde de Afonso Cláudio massificou a campanha “Outubro Rosa”, nos últimos dias, convidando as mulheres para os exames, que anualmente são feitos no Posto de Saúde (PS) do centro. A convite da Secretaria de Saúde, um grupo de motociclistas aderiu a campanha. Vestidos de rosa, os participantes distribuíram panfletos para as mulheres, durante o percurso. O evento foi finalizado com dança, limpeza de pele e sorteio de brindes.
Acompanhado de perto pela Polícia Militar, o grupo saiu do Posto 21, no Bairro Campo Vinte, passou pelas principais ruas da cidade até o Bairro Grama. O ponto final foi a Praça Aderbal Galvão, bem em frente ao Posto de Saúde. Lá, a enfermeira Silvana Ester Albert, coordenadora do Programa Saúde da mulher, lamentou a decisão da Justiça Federal que proibiu enfermeiros de requisitar exames na saúde básica.
“Tivemos um contratempo por conta da decisão federal, que limitou nosso trabalho e infelizmente não alcançamos nossa meta que era de 1.800 preventivos. Muitos procedimentos foram cancelados e com isso não atingimos o que era desejado. Em 2016 foram 1.700 preventivos contra 630 em 2017. Mas considero positiva a campanha diante do imprevisto ocorrido durante o mês,” relatou a coordenadora.
Os participantes dançaram no final do evento, participaram de sorteio de brindes e ficaram ainda mais bonitas com a limpeza de pele. Hílquia Almeida, coordenadora do Asilo de Amor e uma das responsáveis pelo grupo de motociclistas “Mulher e Moto” teve o apoio de Jones Fernandes, diretor da entidade, e que também se juntou ao grupo com sua bike. “Fico feliz de participar da luta das mulheres contra esse terrível inimigo que é o câncer. Queremos nossas mulheres com saúde e cada vez mais bonitas,” disse Jones, o popular Biscoito.