Mostra de Teatro movimentará final de semana em Alfredo Chaves
Publicado em 27/10/2016 às 18:19
Alfredo Chaves abrirá as cortinas para a XI Mostra de Teatro Infanto Juvenil entre os dias 27 e 30 de outubro. O evento será realizado por jovens alfredenses no casarão centenário da família Togneri, na sede de Alfredo Chaves. Serão apresentadas oito peças, que foram escritas, dirigidas e serão interpretadas por 120 crianças e adolescentes estudantes da cidade.
As histórias criadas pelos próprios alunos, sob direção geral da professora Francisca Mota, relatam a história política do Brasil, trajetória das mulheres pioneiras do mundo, além de fatos inspirados em obras de escritores brasileiros e internacionais. Histórias engraçados e dramáticas serão contadas e interpretados de forma divertida pelos jovens.
De acordo com Mota, a Mostra é um projeto que vem sendo realizado no município há onze anos e objetiva incentivar a leitura e o gosto pela arte. “Já tivemos peças que foram apresentadas no Festival de Teatro do Estado do Espírito Santo, concorrendo com mais outras 72 peças de diversos estados, lembra.
Nos dias 27 e 28 as sessões irão ocorrer em três horários, às 18h30, 19h30 e às 20h30. Já nos dias 29 e 30 serão exibidas em cinco sessões, às 15h, 16h, 18h30 e 20h30.
Os ingressos já estão sendo vendidos na Escola Dinâmico e custam R$ 7,00 (meia). As peças que serão apresentadas são: Sociedade Secreta dos Escritos Eternos, Biblioteca do Visconde, Antiprincesas, Coração de Tinta, O Ladrão de Raios, Unidos pelo Bairro, Apologando e Toda Forma de Poder.
Sinopse das peças
Sociedade Secreta dos Escritores Eternos – SSEE
Pensar em leitura e escrita é, na contemporaneidade, assunto muito relevante para a construção de cidadãos críticos. O espetáculo “SSEE – Sociedade Secreta dos Escritores Eternos” foi escrito a fim de apresentar reflexão sobre o ato de ler. Obras e atuações de escritores nacionais e internacionais são relembradas nesse belíssimo encontro literário, permeado por mistérios. Texto escrito e interpretado por atores/atrizes que discutem o incentivo à leitura de forma muito criativa. Venham apreciar momentos maravilhosos de nossa literatura.
Biblioteca do Visconde
Venha conhecer essa fantástica peça inspirada em Monteiro Lobato, Quino, Ziraldo, Maurício de Souza e Walt Disney. Emília, Mafalda, Menino Maluquinho e a Professora Maluquinha, Mônica e Cinderela se unem para recuperar a leitura, mas é preciso ter cuidado com o fantasma da burrice, com seus planos horríveis. Não perca esse espetáculo cultural, emocionante e criativo.
Antiprincesas
Recordar a trajetória de mulheres pioneiras no mundo foi a inspiração para a peça “Antipricesas”. O espetáculo apresenta rica abordagem sobre a história de luta, dedicação e amor ao próximo. Defende a importância da determinação e destaca conquistas relevantes para a humanidade a partir do olhar de um grupo de pré-adolescentes, escritoras/atrizes, o texto foi escrito com informações claras de diferentes momentos históricos vividos por mulheres revolucionárias. Venha participar dessa viagem pela história por meio da arte do teatro. Imperdível.
Coração de Tinta
A peça apresenta o mistério que ocorre quando uma personagem lê histórias. A imaginação vai além da realidade. Alguns personagens são transportados do livro para o mundo real, enquanto ouros saem do real para o mundo do livro. O espetáculo é repleto de magia e muita, muita criatividade. Não percam essa misteriosa aventura, será inesquecível!
O Ladrão de Raios
Baseada na obra de Rick Riordan a peça retrata a literatura de forma criativa e atraente. O texto discute o sumiço do Raio de Zeus e envolve um grupo de semideuses que ajuda a procurá-lo. Não percam esse espetáculo repleto de mitologia grega.
Unidos pelo Bairro
Uma turma de amigos planeja a festa, mas algo inesperado acontece. Alguém é capturado por vilões que não foram convidados para a festa. Todos precisam se unir para resolver a missão. Uma releitura dos personagens de Maurício de Sousa, com a qual você vai se encantar. Não perca esse espetáculo cheio de mistério.
Aponlogado
Apólogo é um texto escrito em verso ou prosa, com personagens inanimados. O mais famoso deles é a “A Linha e a Agulha”, de Machado de Assis. A leitura dessa obra serviu de inspiração para transformar os elementos Fogo, Ar, Água, Terra e os astros Lua e Sol em personagens para o esétáculos. “Aponlgando”. Venha prestigiar, você também, a criatividade desses atores/atrizes mirins na descoberta dos caminhos encantadores da leitura e da escrita, por meio do teatro.
Toda Forma de Poder
Da colonização à ditadura, da escravatura à política atual. No Brasil sempre vigorou, ainda que nas entrelinhas, a política do opressor e do oprimido. Embarque numa viagem pela história do Brasil com a peça “Toda Forma de Poder” e descubra a que ponto chegamos. O espetáculo entrelaça literatura com questões sociais históricas. Um verdadeiro espetáculo para a reflexão.
Programação:
27/10 – Quinta-feira
3ª Sessão – 18h30 – Apologando
4ª Sessão – 19h30 – Unidos pelo Bairro
5ª Sessão – 20h30 – Coração de Tinta
28/10 – Sexta-feira
3ª Sessão – 18h30 – Biblioteca do Visconde
4ª Sessão – 19h30 – SSEE
5ª Sessão – 20h30 – Toda Forma de Poder
29/10 – Sábado
1ª Sessão – 15h – Apologando
2ª Sessão – 16h – Ladrão de Raios
3ª Sessão – 18h30 – SSEE
4ª Sessão – 19h30 – Antiprincesas
5ª Sessão – 20h30 – Toda Forma de Poder
30/10 – Domingo
1ª Sessão – 15h – Antiprincesas
2ª Sessão – 16h – Biblioteca do Visconde
3ª Sessão – 18h30 – Unidos pelo Bairro
4ª Sessão – 19h30 – Ladrão de Raios
5ª Sessão – 20h30 – Coração de Tinta
Local: Casarão Togneri, Av. Darcy de Paula (próximo a ponte do bairro Cachoeirinha)
Valor da entrada: R$ 7,00 (meia)
Informação: Francisca Mota (27) 99711-4436