Morre presidente da Associação Martinense de Artesãos
Publicado em 19/02/2019 às 02:13
O artesanato capixaba e, em especial, o de Domingos Martins, está de luto nesta segunda-feira (18), com o falecimento da artesã e presidente da Associação Martinense de Artesãos (Amarte), Maria Helena dos Reis Schwambach. Figura importante do cenário artesão estadual, ela também fazia parte da diretoria da Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes).
Maria, que na próxima quinta-feira (21) completaria 69 anos, dedicou mais de 40 anos da sua vida ao artesanato do Estado. Desde o dia 9 de novembro de 2018, a artesã estava internada apresentando um quadro de infecção. Ela morreu nesta segunda-feira (18), com falência múltipla dos órgãos.
A vice-presidente da Amarte, Renata Christina Koehler, destacou a importância de Maria Schwambach para o artesanato estadual e local. “Sempre foi uma guerreira na vida, e no artesanato não foi diferente. Hoje estamos de luto pela nossa guerreira. Ela nos deixou um grande aprendizado que levaremos por toda a vida. Sua energia e espontaneidade eram marcas registradas da nossa Maria. Além de presidente, foi nossa professora, amiga, companheira e nossa mãe. Sentiremos sua falta Maria”, lamentou Renata.
A secretária da Amarte, Maria da Penha Wasem, também lamentou o falecimento da presidente da entidade. “Para nós, da casa do artesanato, foi uma perda muito grande, porque ela era uma mãe para nós. Sempre passava o que sabia para nós e para mim era como uma mãe sempre me ensinado tudo e falava: ‘tenho que treinar alguém e vai ser você’. Maria é umas das diretoras da Feartes, sempre foi amiga, parceira da categoria. Prestou excelentes trabalhos aos artesãos capixabas com a sua sabedoria que lhe era peculiar. O artesanato capixaba está em luto pela grande perda desta grande mulher”, finalizou Maria da Penha.
A presidente da Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes), Maria das Graças Reis Costa, também destacou a grande perda que o artesanato capixaba sofre com o falecimento de Maria Schwambach. “Maria é umas das diretoras da Feartes, sempre foi, amiga, parceira da categoria. Prestou excelentes trabalhos aos artesãos capixabas com a sua sabedoria que lhe era peculiar. O artesanato capixaba está em luto pela grande perda desta grande mulher”, destacou Maria da Graças.
Velório e sepultamento
A secretária da Amarte, Maria da Penha Wasem, informou que o velório de Maria Schwambach será realizado na capela mortuária localizada ao lado do Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), em Domingos Martins. O sepultamento está marcado para esta terça-feira (19), às 16 horas, no cemitério da Igreja Luterana, no centro da cidade.