Moradores relatam quebras constantes de ônibus da Cordial em Domingos Martins
Publicado em 28/03/2025 às 11:08

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação
Moradores de Perobas, em Domingos Martins, têm enfrentado dificuldades com o serviço de transporte coletivo prestado na região. Na última quarta-feira (26), mais um incidente foi registrado no ônibus da empresa Cordial. Passageiros relatam que a situação persiste há meses, sem solução efetiva por parte da empresa.
Dessa vez, as reclamações da comunidade sobre os constantes problemas mecânicos nos ônibus da linha. Aline Altenrath, moradora da localidade, relatou que os problemas com os ônibus começaram há meses e se tornaram frequentes. “Esta é a terceira vez, no mês, que pego o ônibus e ele quebra. No último dia 19, o ônibus quebrou e minha avó estava nele. Precisei buscá-la no meio do caminho, e ela tem 85 anos”, contou.
Segundo ela, a comunidade já entrou em contato com a empresa, que colocou um ônibus alugado no lugar, mas este também apresentou defeitos. “A comunidade reclama constantemente, pois só temos essa linha. Não há outra opção de transporte público em Perobas”, completou.
O líder comunitário de Perobas, Vandir Gaik, afirmou que, há cerca de um ano, foi feito um abaixo-assinado para solicitar melhorias, mas até agora não houve solução. “A empresa prometeu melhorias, mas nada foi feito. As pessoas dependem desse transporte para ir ao médico, ao trabalho e até para outros compromissos importantes”, afirmou. Ele sugeriu que a prefeitura tome providências imediatas. “Ou a empresa melhora a frota, ou uma nova empresa assume a linha”, propõe Vandir.
A falta de alternativas de transporte em Perobas é uma das principais preocupações da comunidade. Enquanto outras localidades da região contam com transporte da empresa Águia Branca, Perobas depende exclusivamente da Cordial. “Quando o ônibus quebra, os moradores ficam sem opção de deslocamento”, destacou Vandir.
Ônibus enfrentam problemas recorrentes
Os problemas com a frota da empresa Cordial Transportes e Turismo não são novidades para moradores de Marechal Floriano e Domingos Martins. Em 17 de janeiro de 2024, um ônibus da empresa, com cerca de 50 passageiros a bordo, perdeu os freios enquanto transitava pela BR-262.
O acidente aconteceu na descida da rodovia, próximo ao trevo de Campinho, em Domingos Martins, e, por sorte, o motorista conseguiu controlar o veículo, evitando um desastre. De acordo com os passageiros, o ônibus já apresentava sinais de falha mecânica antes de chegar ao radar do trevo.
Este incidente não é isolado. Em 2021, o Montanhas Capixabas noticiou a superlotação das linhas de ônibus da empresa, com passageiros relatando situações de desconforto e insegurança, como pessoas em pé e no corredor do coletivo, especialmente no trecho entre Marechal Floriano e Domingos Martins.
O Montanhas Capixabas tentou contato com a empresa Cordial Transportes e Turismo, mas, até o momento da publicação desta reportagem, não obteve retorno. O portal segue aberto para a empresa, para que ela possa comentar a situação.