Moradores reclamam de atendimento em unidade de saúde de Domingos Martins

Publicado em 25/04/2025 às 15:49

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-04-25 à(s) 15.27.19_9c9cadae

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

Moradores da comunidade de Paraju, em Domingos Martins, têm enfrentado dificuldades para conseguir atendimento na farmácia da Unidade de Saúde local. Segundo pacientes, os atendimentos na farmácia estariam sendo encerrados de forma antecipada, mesmo com pacientes aguardando por horas.

A moradora Erineia Tonoli registrou um vídeo e publicou em redes sociais de um episódio recente que aconteceu enquanto ela se consultava. Segundo ela, cerca de seis pessoas aguardavam atendimento na farmácia, algumas delas há quase uma hora, quando a farmacêutica informou que não atenderia mais ninguém, alegando que o carro da prefeitura já a aguardava para levá-la de volta. “Ela só disse que tinha que ir embora porque o carro estava esperando, fechou tudo e foi embora”, relatou.

Além disso, a falta de clareza sobre os dias e horários de funcionamento da farmácia tem agravado a situação. A comunicação sobre mudanças nos atendimentos é feita principalmente por grupos de WhatsApp, o que exclui boa parte da população que não tem acesso à internet. “A gente mora no interior. Nem todo mundo tem WhatsApp, muito menos internet”, destacou uma moradora.

Esse tipo de problema, segundo Erinéia, não é recente. Na semana anterior, uma paciente chegou antes do encerramento do expediente e foi orientada a retornar no dia seguinte. “Informaram que não poderiam atender e disseram que era para voltar outro dia. Isso não é de hoje que vem acontecendo”, relatara.

Embora reconheçam que os profissionais têm horários a cumprir, muitas pessoas questionam a falta de organização e sensibilidade diante da necessidade da população. “Era só distribuir senha, atender quem já estava esperando. Ninguém tá ali porque quer, tá porque precisa”, disse a moradora.

Prefeitura confirma denúncia

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Domingos Martins encaminhou uma nota da Secretaria Municipal de Saúde, confirmando a veracidade da denúncia. “Apuramos a denúncia e, de fato, infelizmente ela procede. Todas as unidades são orientadas a realizar o atendimento dos pacientes que já estavam na unidade, mesmo que para isso ultrapasse o horário de funcionamento”, informou.

Ainda de acordo com a nota da prefeitura, “os profissionais envolvidos já foram convocados e advertidos de acordo com o estatuto do servidor. A Secretaria reforça seu compromisso com a garantia de acesso aos serviços de saúde ofertados dentro das competências da Atenção Primária”, concluiu.

Veja também

54990387814_39c1d28297_o

Lula vê última chance para acordo Mercosul e UE durante cúpula do Mercosul

IMG-20250310-WA0064 (1)

Prêmio Melhores do Esporte anuncia vencedores nesta quinta (18)

capa_49984_CAFEGovernoES

Deputados aprovam incentivo fiscal para comércio de café cru

HQF_1296-1

O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Lidiney-1024x687-Foto- Fabricio Ribeiro

Após Comissão Processante, vereadores avançam com CPI contra Lidiney Gobbi

4a2bbe03-fffc-4f51-b871-3f34df92d058

Governo do Brasil lança linha de crédito de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Café-capa-mão- FOTO- JULIO HUBER

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Design Marcel Carone1

Autismo: um modo próprio de perceber, aprender e se relacionar com o mundo