Moradores de Domingos Martins questionam nova sinalização

Publicado em 05/10/2017 às 15:39

Compartilhe

O trânsito em Domingos Martins começou a sofrer modificações desde o último mês de maio. Entretanto, mais de quatro meses depois, alguns motoristas ainda questionam algumas dessas mudanças, enquanto outros insistem em desrespeitar as sinalizações.

A Prefeitura de Domingos Martins informou, por meio da assessoria de imprensa, que todas as mudanças foram debatidas em audiência pública, no ano de 2015, e executadas por uma empresa terceirizada, contratada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) apenas este ano. Entretanto, a transformação de algumas ruas em mão única e a retirada de estacionamentos em alguns pontos têm sido os principais motivos de reclamações.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Campinho (AmoCampinho), que também é membro da Comissão Sobre o Trânsito de Domingos Martins, Marcos Miertschink, as mudanças feitas no trânsito não foram aprovadas durante a audiência pública de 2015.

“Foi por esse motivo que formamos a Comissão, para discutir as modificações viáveis a serem implementadas. Mas, quando implantaram a atual sinalização, percebemos que nada do que debatemos foi acatado. Agora, depois da instalação dessa sinalização, sugerimos algumas modificações. Esperamos que sejam acatadas”, informou Marcos.

Segundo ele, ainda é possível que outras sugestões sejam feitas à Prefeitura e ao Detran. Miertschink comentou que ninguém sabe onde está a ata da audiência pública, que serviu para a implantação da sinalização. A reportagem do jornal O Noticiário solicitou a ata à Prefeitura, que alegou que o Detran está de posse do documento.

Segundo a administração municipal, o projeto ainda não foi concluído e está passando por adequações e revisões. A Prefeitura informou que representantes do Detran estiveram no município, onde receberam as demandas propostas e as levaram para análise técnica e legal, e que estão sendo verificadas as possibilidades de atender as solicitações.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Leonardo Huver de Jesus, algumas demandas pontuadas pela população já foram atendidas, como o retorno da mão de direção da Rua Gustavo Gerhardt, que liga a creche ao antigo Hotel Imperador. Segundo o secretário, todos os pedidos de mudanças que foram possíveis de serem feitas foram atendidos.

Polícia Militar orienta que motoristas respeitem a sinalização

O jornal O Noticiário pontuou algumas reclamações e dúvidas de motoristas, e convidou o major Cristelo, comandante da 6ª Cia Independente da Polícia Militar (PM) de Domingos Martins e Marechal Floriano, para analisar esses questionamentos. Segundo ele, a PM realizou uma campanha educativa na cidade, durante 30 dias, e mais de mil pessoas foram orientadas a respeitarem a sinalização.

Major Policia Orienta

“Ao implantar a sinalização, o Detran fez um estudo técnico que apontou, por exemplo, que em algumas vias não é possível ter mão dupla. No início, as mudanças parecem ruins, mas com o tempo os moradores se adaptam. É claro que algumas coisas podem ser revistas, como já está ocorrendo. A Polícia Militar precisa seguir o que foi implantado”, comentou o major.

O major também sugeriu que os moradores criem o hábito de andar mais a pé na cidade. “Muitos comerciantes tiram o carro da garagem e param em frente ao seu estabelecimento. É preciso todos fazerem sua parte e se conscientizarem. Temos que entender que se o carro estiver na garagem, há mais vagas para seus clientes”, destacou.

Detran afirma que mudanças foram aprovadas pela comunidade

O jornal O Noticiário também entrou contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), que através de sua diretora técnica, Édina de Almeida Poleto, informou que a concepção do projeto de sinalização foi construída junto com o executivo municipal, lideranças locais, associações de moradores, comerciantes, Polícia Militar e outros representantes da comunidade, em diversas reuniões durante a elaboração do projeto para análise das particularidades do trânsito de Domingos Martins.

O órgão também ressalta que antes da implantação do projeto, foi realizada uma audiência pública, que foi amplamente divulgada e onde a população pôde conhecer o projeto e sugerir alterações, sendo que só ocorreram as que eram viáveis tecnicamente.

O Detran também lembra que, após essa audiência pública, a prefeitura recebeu o projeto de sinalização finalizado e aprovou as mudanças, mantendo-o em seus arquivos, que podem ser consultados pela população para esclarecimento de suas dúvidas.

Sobre o objetivo do projeto, o Detran finaliza dizendo que a sinalização visa atender à solicitação do município que ainda não está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito, o que, segundo o mesmo, garantirá a segurança por meio da sinalização e dará uma melhor fluidez ao trânsito da cidade.

Lei vai regulamentar calçadas com acessibilidade no município

A falta de rampas para facilitar a locomoção de cadeirantes e as calçadas irregulares e com excesso de postes são pontos que também estão sendo questionados no município. Em vários pontos da cidade, mesmo onde há faixas de pedestres, não há rampa. Próximo a vagas para deficientes físicos também não é comum encontrar rampas nas calçadas.

falta de rampas na calcada domingos martins

O tema, inclusive, está perto de ganhar uma Lei Municipal. No final do último mês de junho, representantes dos poderes executivo e legislativo municipais, além da promotora de Justiça do município, assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi enviado para discussão dos vereadores.

O TAC visa garantir a mobilidade e acessibilidade de idosos e pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, além de apontar ajustes que devem ser feitos nas calçadas das vias do município.

Toda a documentação sobre o que foi definido foi enviada à Câmara de Vereadores. Segundo o vereador Julio Maria Christ, presidente da Câmara, o projeto está em análise dos parlamentares e deve ser colocado em votação nas próximas sessões.

No período entre a aprovação da Lei e a sua publicação, os proprietários de imóveis que possuem calçadas começarão a ser notificados com relação à construção, reforma e conservação destes pontos. Já a Prefeitura será responsável pela instalação de equipamentos e mobiliário urbano, além da arborização e sinalização nestes locais.

Carlos Alberto Schaffel, que é portador de deficiência física e faz parte da Comissão de Acessibilidade do município, falou sobre as principais dificuldades de mobilidade que encontra na cidade. “Várias vezes eu tenho que ir para rua, devido às placas e inclinações das calçadas. Esse projeto não pode ser escrito só no papel e temos que pensar em conjunto”, enfatiza Carlos Alberto.

O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Leonardo Huver de Jesus, informou que em ruas onde estão sendo trocadas as pavimentações, os projetos já preveem a construção de calçadas cidadãs, o que, segundo ele, está sendo feito.

A promotora de Justiça de Domingos Martins, Noranei Ingle, afirmou que o Ministério Público vai continuar fiscalizando. “Nós vamos fiscalizar e cobrar do cidadão e do poder público que sejam cumpridas suas obrigações”, ressaltou a promotora.

Foto 01

Faixa central se desencontra: Uma situação que chama a atenção de moradores e visitantes é a faixa central da Avenida Presidente Vargas, a principal da cidade. Há um desencontro entre a faixa central, pintada no último mês de maio.

transito em dm 2

Estacionamento irregular: Muitos motoristas alegam que a Polícia Militar aplica multas apenas durante a semana, e o mesmo não acontece aos fins de semana, quando há maior fluxo de turistas. Entretanto, o major Cristelo afirmou que há finais de semana em que o número de multas aumenta 50%, e em alguns casos chega a ser o dobro se comparado com um dia de semana. O major garantiu que a fiscalização será ainda reforçada todos os dias da semana.

transito em dm 3

Mão única: Algumas ruas da cidade viraram mão única, já que tecnicamente não há largura suficiente para estacionamento e para se ter mão dupla ao mesmo tempo na maioria dos casos. Uma delas é a Rua Carlos Germano Schwambach, que virou mão única. Agora, todos os carros, inclusive caminhões pesados, precisam passar pela Rua Martin Lutero (foto), que além de ainda mais estreita que a Carlos Germano Schwambach, é mão dupla e tem carros estacionados.

transito em dm 4

Estacionamento de 15 minutos: Um dos pontos positivos apontados por moradores, pela Polícia Militar e pela Prefeitura são as vagas de estacionamento de 15 minutos. Segundo o major Cristelo, é preciso respeitar as regras, como ligar o pisca alerta. Caso contrário, o motorista pode ser autuado.

transito em dm 5

Motos em vagas de carros: Após a mudança da sinalização, motociclistas alegam que o número de estacionamentos de motos foi reduzido, o que obriga as motos a serem estacionadas em vagas de carros, o que não configura infração. O mesmo acontece com vagas de cargas e descargas, que alguns comerciantes alegam serem poucas para a cidade.

transito em dm 6

Redução de vagas: Alguns comerciantes da cidade, como é o caso de Bertoldo Kalke, reclamam que foram reduzidas as vagas de estacionamento em algumas vias, como a Rua Bernardino Monteiro, entre a rodoviária e a Praça da Biquinha. “Antes podia estacionar dos dois lados e nunca dava problemas. Poderia manter os dois lados de estacionamento e em dias de festas proibir um lado para evitar congestionamento”, disse. Nesse trecho, a largura da rua não comporta mão dupla e estacionamento nos dois lados da via, segundo o projeto implantado pelo Detran.

transito em dm 7

Ladeira proibida aos fins de semana: Na ladeira da Travessa Augusto Schwambach, ao lado da Casa da Cultura, o trânsito é desviado para a Rua Roberto Kautsky (Rua da Coroa), em alguns finais de semana, quando o fluxo aumenta. O motorista precisa seguir até a Imobiliária BSS, onde será acessada a Avenida Presidente Vargas. O trajeto fica 1,4 Km mais longo. Segundo o major Cristelo, essa medida é necessária para evitar o congestionamento na Avenida Kurt Lewin.

transito em dm 8

Mais estacionamentos: Algumas ruas, como a Rua Bernardino Monteiro, com o trecho entre a Prefeitura e a Praça da Biquinha (foto), foram transformadas em mão única. A justificativa foi a de aumentar o número de vagas no trecho, que passou a ser regulamentado para os dois lados da via. O mesmo acontece com a Ladeira Francisco Santos Silva.

transito em dm 9

Apenas uma chegada ao hospital: Com as mudanças feitas na cidade, agora ficou proibido subir a ladeira do hospital, do lado do antigo Hotel Imperador, já que Avenida Jefferson de Aguiar virou mão única, apenas permitida para quem desce do hospital em direção à delegacia. Quem usar o estacionamento público atrás do antigo hotel e tiver que voltar para o hospital de carro, terá que seguir pela Avenida Jefferson de Aguiar, subir na Casa da Cultura, percorrer toda a Avenida Presidente Vargas para acessar a Avenida Koehler.

Veja também

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?