Moradores de Afonso Cláudio realizam manifestação nesta terça-feira (30) contra o fechamento das escolas

Publicado em 30/01/2018 às 15:53

Compartilhe

Pais e alunos já demonstraram insatisfação com o fim do ensino médio de algumas tradicionais escolas do interior de Afonso Cláudio, região serrana do Estado. A Secretaria Estadual de Educação (SEDU), não parece sensibilizada com os constantes protestos de pais, alunos e boa parte da população, que pede a reabertura das turmas de Vila Pontões, Fazenda Guandu e Piracema. Na última quinta-feira (24), a manifestação ocorreu no centro de Afonso Cláudio, com presença de apoiadores de Cariacica, Vitória, Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá.

Às 05 horas de hoje, cerca de cem manifestantes embarcaram para a capital, onde se juntaram a apoiadora de Brejetuba, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Ibatiba e Laranja da Terra. De acordo com a professora Solange Maria Moizes, que é uma das lideranças do movimento, até moradores de Pedro Canário compareceram para fortalecer o grupo. A manifestação iniciou em frente à SEDU e uma comissão foi formada para se reunir com o secretário Estadual de Educação, Aroldo Rocha, às 8h30.

Em Vitória, eles fecharam a rua em frente à SEDU com faixas e apitaços, enquanto o secretário decidia sobre atendê-los ou não. Depois de um bom tempo aguardando, foi formada uma comissão e o assunto foi debatido na sala do secretário. Os manifestantes não aceitam o fim do ensino médio no interior. Outra reivindicação é a recontratação da professora Solange Maria, que segunda a organização do movimento, ela foi demitida injustamente, simplesmente pelo fato de apoiar as famílias contra o fechamento das escolas.

Moradores de Afonso Claudio realizam manifestacao nesta terca feira 30 contra o fechamento das escolas 2O Ministério Público, por meio do Promotor Valtair Lemos, de Afonso Cláudio, já havia formulado processo para a abertura das escolas ao Juiz Luciano Fiorot, que indeferiu o pedido. As escolas de Pontões, Piracema e Fazenda Guandu, continuam fechadas. Por com disso, o primeiro encontro em Vitória ocorreu com o secretário Aroldo Rocha. A seguir, os manifestantes se encontraram com o presidente do Tribunal de Justiça (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira. No tribunal tramita recurso contra a decisão da justiça de Afonso Cláudio.

“Não é apenas argumento, mas sim, uma realidade. Os alunos do interior trabalham com a agricultura familiar, conciliando horário para os estudos. Isso, sem falar no risco que os adolescentes enfrentarão viajando nas estradas de terra. Esperamos que o secretário entenda que o problema não é de um, ou dois alunos, o problema atinge centenas de crianças, cujos pais já decidiram que se não reabrirem as turmas, seus filhos ficarão fora da escola. Não quero acreditar que é isso que o governo quer,” Disse Solange Maria.

O movimento está recebendo o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afonso Cláudio por meio de seus representantes, Pedro Vill e Valdeci Veloso, juntamente com deputado federal Givaldo Vieira, que já havia apresentado sua posição contrária à decisão do governo, afirmando em entrevistas que tal decisão é radical e despótica. Disse ainda que os alunos têm o direito de escolha e os pais precisam de seus filhos na lida com o campo. Até o momento, Givaldo continua com o grupo na SEDU.

Nossa reportagem conseguiu contato agora pouco com Pedro Vill, que está ao lado do deputado, ainda na frente da SEDU. Segundo ele, o desfecho desta novela pode ter um final feliz. “A Secretaria propôs que apresentemos números suficientes de alunos para a reabertura das escolas. Eles dizem que não temos número e agora nos cabe na próxima semana visitar todos os distritos prejudicados e fazermos cadastros dos alunos. Depois de feito, eles nos prometeram uma visita técnica, que poder ser favorável às nossas reivindicações,” disse Pedro Vill.

Veja também

WhatsApp Image 2024-10-25 at 16.16.56

Mimoso do Sul recebe aporte para impulsionar a agricultura familiar

pixebay

Lei capixaba que garante hortas domésticas e comunitárias é sancionada pelo governador Renato Casagrande

assembleia legislativa distribui mudas

Assembleia Legislativa entrega mais de 20 mil mudas para pequenos agricultores capixabas

encontro

Encontro promove integração entre diferentes equipes do Senar-ES

medicamentos para o libano

Brasil envia mais 9 toneladas de medicamentos ao Líbano

premio de mulher de negocios

Confira as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024

Comunidade quilombola

Quilombolas do Espírito Santo lutam pela garantia de direitos básicos e por justiça social

arboviroses online

Saúde passa disponibilizar resultados de arboviroses de forma on-line